Muito se fala sobre planejamentos estratégicos para que as empresas possam atingir seus objetivos. No entanto, há uma etapa anterior ao planejamento com as estratégias em curso, a definição dos objetivos.
Para que possa definir seus objetivos dentro de cada área, precisa fazer uma espécie de varredura, onde todos os pontos são analisados.
Somente analisando todos os itens poderá definir qual é o objetivo a ser alcançado partindo do ponto em que se encontra.
Assim sendo, cada gestor fica responsável pelos objetivos de suas respectivas áreas, bem como as tarefas de suas equipes, se houver.
O Plano de marketing é a peculiaridade da área de marketing, que poderá ser agregada ao plano holístico. Todavia, a prioridade é entender as necessidades atuais da área de marketing no que tange ao universo online.
Por isso são apontadas as particularidades da empresa, assim como as tendências do mercado.
O plano de marketing precisa ser implementado, avaliado e controlado. Ou seja, é preciso que coloque as ações executadas no mercado para que possa avaliar o plano, bem como controlar fatores internos e ajustes.
Essas ações são quase cíclicas, uma vez que após o ajuste a ação tende a voltar para o mundo virtual, para que seja avaliada novamente.
Exatamente nesse ponto que entra o plano de marketing, para dar vazão ao ciclo, para que essas ações tenham objetividade. Sendo assim, caso alguma ação não esteja agregando, ela será trocada.
Mas essa troca deve ser estratégica. Por isso o plano de marketing é fundamental.
Somente assim que os ajustes podem ser feitos, e o plano após atingir os primeiros objetivos, será inserido como etapa de sucesso no planejamento holístico.
Uma vez que os planos são formas documentadas de buscar e mensurar as melhorias de uma marca.