O Governo Federal divulgou o calendário detalhado de pagamentos do Bolsa Família para este mês de julho. Embora o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome ainda não tenha informado quantas pessoas poderão receber o saldo, já é possível saber os dias de pagamentos de todos os grupos do beneficio social.
Assim como ocorreu nos meses anteriores, os pagamentos de julho do Bolsa Família deverão levar em consideração o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário.
O cidadão precisa se basear neste algarismo para saber qual é o dia exato do seu recebimento. A regra vale tanto para os usuários mais antigos, como também para aqueles que entrarão no projeto a partir deste mês.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, os pagamentos da nova rodada do Bolsa Família serão retomados a partir do dia 18 deste mês. Neste dia poderão receber o saldo as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 1.
Na sequência, os demais grupos começam a receber o saldo em suas contas.
Veja o detalhamento das datas abaixo:
O Governo Federal também confirmou que alguns grupos poderão receber o saldo de maneira antecipada em suas contas. Esta é uma regra que vale para todos os cidadãos que têm pagamento marcado para as segundas. Nestes casos, o dinheiro é depositado de forma antecipada no sábado imediatamente anterior. Entenda:
Os demais grupos recebem o saldo oficialmente na data indicada no calendário oficial de repasses.
Ainda tomando como base as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, é possível afirmar que as regras de seleção para o programa Bolsa Família seguem as mesmas neste mês de julho. Para ter direito ao programa é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do Governo Federal.
Podem entrar no Cadúnico as pessoas que:
Além da inscrição no Cadúnico, para fazer parte especificamente do Bolsa Família, o cidadão também precisa ter uma renda per capita de até R$ 218. Mesmo as pessoas que cumprem todas estas regras de entrada não estão automaticamente garantidas no programa social do Governo Federal, de modo que é necessário aguardar pela seleção do Ministério do Desenvolvimento Social.
Qualquer cidadão que faz parte do sistema do Cadúnico pode confirmar se vai receber o Bolsa Família sem precisar sair de casa. Para tanto, basta acessar o app oficial do programa, ou mesmo o aplicativo do Caixa Tem. Na sua conta, será possível confirmar se os repasses serão feitos para o seu nome, ou não.
Mas o processo de consulta costuma levar mais alguns dias. O Ministério do Desenvolvimento Social costuma anunciar os nomes dos indicados apenas às vésperas dos pagamentos do programa.
A tendência é que a atualização só esteja pronta a partir da próxima semana.