Ao pensar em montar um negócio, a primeira coisa que vem na cabeça é, no que investir certo? Sim, mas junto com isso é preciso pensar qual missão, visão e valor que sua empresa vai querer passar.
Portanto primeiramente, deve-se analisar: possíveis necessidades do cliente, possíveis clientes, possíveis formar de atender esses clientes e como atender.
Com essas informações o empreendedor saberá definir seu negócio, e sucessivamente, definir a missão, visão e valores da sua empresa.
A missão nada mais é que o motivo de existir da empresa, você deve definir as seguintes questões: o que a empresa é? como a empresa deve fazer, para que e para quem fazer?
O importante é que ela seja bem divulgada e te oriente na hora de decisões que devem ser tomadas.
A visão está sempre focada no futuro da empresa, ela deve ser inspiradora, motivadora e precisa ser comunicada a todos na empresa. Ela dá-se através da missão.
Portanto, ela ajuda a desenvolver programas de qualidade, a inspirar a equipe, e a orientar os objetivos do empreendimento.
Os valores de uma empresa envolvem a ética, moral e filosofia do empreendimento. São os valores que irão estabelecer normas de conduta e que irão ser aplicadas aos funcionários.
É bom sempre reforçar esses valores perante os colaboradores, para que eles estejam sempre alinhados com a conduta e as convicções da empresa.
Segundo as recomendações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) cada empresa define seu conjunto de valores, alguns dos essenciais valores são:
Primeiramente é necessário que os líderes das empresas, apliquem está cultura nos funcionários.
Pois é muito importante que os colaboradores entendam realmente a importância da missão, visão e valores da empresa para o crescimento organizacional.
E é muito importante aplicar todos esses conceitos no dia a dia.
Seguindo todos esses critérios, a garantia de entrega de um serviço excelente é 100% garantido. Com uma equipe alinhada aos objetivos da empresa.
Leia mais sobre empreendedorismo e liderança.
Uma empresa que satisfaz o cliente, valoriza e respeita as pessoas, tem uma responsabilidade social e que respeita o meio ambiente, já tem uma garantia de sucesso.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida, sugestão? Deixe seu comentário.