A realidade das pequenas empresas na crise da Covid 19 é preocupante. Por isso, um bom planejamento é extremamente essencial.
Muitos que não conseguiram auxílio por meio de financiamentos ou empréstimos, acabam falindo.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, via web, entre os dias 20 e 23 de Março, com 9.105 empresários de todo o País, mostrou que já chegava a 89% a queda de faturamento.
Isso porque muitas lojas precisaram ser fechadas, e até mesmo por mudança do próprio consumidor, que devido a crise diminuiu seus gastos.
Administrar uma empresa já não é tarefa fácil, durante uma crise fica ainda mais difícil devido os riscos que aumentam.
O mercado está incerto, a economia balançada, mas e você pequeno empreendedor, como está seu planejamento como está “arrumando a casa” no meio disso tudo?
Primeiramente é necessário rever todo seu planejamento. E adaptar principalmente formas de diminuir riscos e danos.
Já adiantamos que corte de funcionário não é a melhor opção no momento, ao invés disso, dê férias, banco de horas caso o funcionário tenha, e até mesmo o governo está disponibilizando alguns auxílios em pró os funcionários.
Sim, sabemos que receber esses auxílios para uma boa parcela de empresas está difícil, mas é necessário tentar não é mesmo?
Mas os gastos com demissão agora, além de serem altos, você vai continuar precisando de funcionário quando tudo isso passar. Por isso é melhor rever essa opção e por enquanto não incluir no planejamento.
O planejamento deve começar com o reconhecimento de como a crise pode afetar seu negócio.
Quais pontos precisam de melhorias e quais serão alterados.
Empresas que possuem loja física por exemplo, pode migrar para a loja virtual, tentando assim buscar alternativas para equilibrar as vendas e o orçamento da empresa.
O Home Office foi uma alternativa encontrada pelas empresas, além de diminuir o contato entre funcionários, diminui também um pouco dos gastos, porém mesmo assim, algumas empresas precisaram reduzir o salário dos funcionários.
Com certeza as empresas sairão dessa crise com estratégias diferentes e com um olhar diferente para o negócio.
Os clientes também, sem dúvidas estão mudando seus comportamentos, vemos que aquele consumismo desenfreado, deu uma acalmada.
Sem dúvida alguma será uma nova era para a indústria e a economia.
Mas, a maior preocupação ainda hoje é o planejamento, como reduzir custos e equilibrar gastos.
Algumas possibilidades são:
Enfim, um plano de ação emergencial deve ser criado, focando em o que fazer, quando fazer e quem vai fazer.
Em um momento como esse é preciso uma equipe unida, e muita disposição para se ajudarem.