Nosso país possui um grande número de tributos, e o custo de cada um deles faz com que as empresas precisem de um planejamento tributário.
Para conduzir a empresa de maneira financeiramente saudável, é preciso ter essa gestão tributária.
E não pensem que o planejamento tributário é algo somente para grandes empresas, ele é necessário e acessível às pequenas e médias empresas também.
Até mesmo o sistema tributário fornece oportunidade para essas empresas, com o objetivo de estimular esses negócios pequenos.
É toda a gestão do pagamento de tributos e também o estudo de formas para reduzir, legalmente, é claro, a carga de tributos que incide sobre ela.
Ele é tão importante quanto a gestão de estoque, vendas, RH, financeiro e outros setores da empresa.
O planejamento tributário pode ser dividido em:
O planejamento visa diminuir a carga tributária através de três caminhos:
Para ajudar nesse planejamento, as empresas contam com profissionais especialistas no assunto.
Existem consultorias especializadas no assunto ou até mesmo profissionais autônomos que podem dar esse auxílio, isso claro, se a empresa já não possuir uma equipe específica para isso.
Para microempresas, aconselha-se terceirizar esse serviço diretamente para uma contabilidade.
Nesses casos, é importante que o empreendedor e o contador estejam alinhados nos objetivos.
O contador vai te ajudar a saber qual o melhor regime tributário legal para sua empresa.
O importante é colocar tudo no papel e ter uma visão clara de toda a situação e as atitudes que a empresa precisa tomar.
Como mencionado anteriormente, vivemos em um país com um cenário tributário complexo, com muitas taxas, impostos e contribuições.
E devido a tantos compromissos legais, o empreendedor corre o risco de esquecer, de atrasar o pagamento, por não estar tão ligado a esses assuntos, ou até mesmo por não entender sobre ele.
Mas, com a ajuda da consultoria contábil, tudo isso pode ser evitado, sem contar no suporte técnico oferecido.
Evitando assim, pagamentos a maior, sonegação de impostos, falta de precisão em relatórios patrimoniais, precificação imprecisa, perda de prazos legais e até atuação judicial e bloqueio de bens.