É possível realizar um planejamento financeiro, ainda que esteja em uma situação orçamentária negativa. Entretanto, esse planejamento requer flexibilidade e comprometimento.
Muitas pessoas foram atingidas de maneira direta ou indireta pela pandemia causada pelo novo coronavírus, considerando que, além dos danos relacionados à saúde da população, a crise causada pela covid-19 trouxe um cenário econômico instável por diversos aspectos.
Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a recuperação econômica ocorre, porém, aquém do projetado para 2022. Entretanto, dentro deste cenário, é possível que você faça um planejamento financeiro pessoal, porém, deve flexibilizar o seu planejamento por conta de fatores internos e externos.
Sendo assim, você pode fazer o seu planejamento financeiro através de um mapeamento utilizando ferramentas de gestão, como o Trello. Dessa forma, se torna fácil a visualização de suas informações financeiras atuais para que você separe seus custos e defina metas.
Entretanto, a flexibilidade deve ser um valor dentro do seu planejamento financeiro. Por isso, você deve focar em hábitos financeiramente sustentáveis e saudáveis, e não exatamente nos valores economizados.
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional por uma opção de cartão de crédito sem anuidade. Haja vista que as fintechs são fontes de produtos financeiros e bancários qualificados e sem tarifas para o cliente.
Assim sendo, dentro do seu planejamento financeiro, é cabível que você direcione os valores que seriam das tarifas do seu banco tradicional, para a sua poupança, visualizando a economia gerada pela sua troca.
Possivelmente, você economizará valores baixos no início do seu processo. Entretanto, essa é uma maneira tangível de você visualizar a sua mudança comportamental; o que certamente será de grande valia para que você construa uma relação saudável com o seu dinheiro.
Além disso, é possível que você refaça o seu planejamento financeiro periodicamente e direcione valores fixos para a sua poupança. Entretanto, a flexibilidade dentro do seu processo deve ser considerada. Haja vista que você pode obter sucesso, ainda que o seu fluxo ocorra de maneira não linear.
Sendo assim, tenha paciência com o seu processo para que o seu planejamento financeiro não se torne uma fonte de autocobrança, fazendo com que alimente um ciclo de endividamento por conta da ausência de controle quanto aos seus hábitos de compra e consumo.