O planejamento estratégico da sua empresa é importante pois, através dele é possível compreender mudanças, tanto no ambiente externo quanto no interno.
Dessa forma, ajuda a descobrir problemas ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhorias para a empresa.
Toda empresa tem uma missão, visão e valores, e o planejamento ajuda justamente a organizar todas essas ideias.
Primeiramente, devemos reforçar a importância de planejar bem esses fatores.
A missão, usada para a construção da estratégia, defini a empresa e esclarece para o público-alvo, o benefício gerado pela empresa.
Ou seja, uma empresa não deve existir somente para produzir um produto ou prestar um serviço, mas também para levar benefícios aos seus clientes.
Sem contar que uma boa missão deve ser inspiradora e desafiadora, para engajar colaboradores e parceiros, afim de levar benefícios cada vez maiores ao seu público-alvo.
Portanto, aconselha-se usar uma descrição da missão curta.
Para que ao transmiti-la, ela seja lembrada por todos na empresa.
Já a visão da empresa, é tudo que a empresa deseja atingir nos próximos anos.
É necessário que a empresa tenha indicadores e metas.
Ou seja, é preciso ter uma parâmetro para saber se a empresa está atingindo ou não seus objetivos.
Nem toda empresa que elabora a visão e a missão, acaba gerando um relatório de valores que orienta o comportamento da organização.
Porém, outas acabam por usar esses valores nos seus processos seletivos, na avaliação de desempenho dos colaboradores e relação em geral da empresa.
Portanto, o planejamento estratégico é importante para que a empresa possa montar seu plano de ação e monitorar cada passo dado.
Para montar um bom planejamento três perguntas básicas devem ser feitas.
Ou seja, sem saber pra onde ir, a empresa pode acabar até mesmo falindo. Pois sem perspectiva não tem esforço.
E por fim, caso sua empresa já tenha missão, visão e valores definidos, ótimo! Mas lembre-se que é preciso estar sempre revisando e ajustando caso necessário.
Caso contrário, é fundamental reunir os sócios, diretoria e pessoas relacionadas, e começar essa definição.
Após realizado, devem ser compartilhados e compreendidos por todos na empresa.