Um planejamento estratégico exige análises de ambientes internos e externos. Após essas análises de ambientes, terá a identificação das possíveis ações cabíveis.
No entanto, é necessário viabilizar os custos e as melhorias da sua empresa. Uma vez que as ações exigem disponibilidade orçamentária.
Assim sendo, ainda é necessário que acompanhe as ações dentro da rotina. Dentro de um planejamento é necessário que os processos sejam revistos com a finalidade de otimização. Ou seja, é cabível analisar se poderá eliminar alguma etapa do processo.
O acompanhamento em tempo real pode ser feito de diversas formas. Por exemplo, em um sistema de gestão testes podem ser feitos no ambiente de homologação.
Assim sendo, quando o sistema estiver funcionando em um ambiente de produção, as falhas serão menores, caso ocorram.
Ao testar os processos dentro do planejamento, os ajustes futuros serão em menor escala, assim diminui custos e otimiza o tempo.
Quando as falhas são identificadas durante a execução dos processos, é necessário que volte para etapas anteriores do seu planejamento, de forma que possa ajustar a falha identificada.
A vantagem do acompanhamento do planejamento enquanto ele está em processo de execução é a abrangência de decisões. Uma vez que poderá redesenhar as etapas dos processos ou ainda modificar o objetivo daquele processo, considerando fatores externos.
No entanto, caso a falha do processo durante a execução do seu planejamento seja detectada, é necessário que estabeleça um limite aceitável de resolução. Uma vez que a sua empresa não pode parar por conta de atrasos e reajustes nos processos.