Quando se fala em marketing para franquias, estamos querendo afirmar que, apesar de ser necessário seguir as principais regras determinadas pela franqueadora, você enquanto franqueado pode fazer o seu próprio planejamento. Por isso que hoje, nós vamos indicar como fazer o seu planejamento de marketing para franquias.
Ter um Plano de Marketing é essencial para a divulgação da marca no seu espaço de atuação. Por isso é preciso alinhar a marca com a padronização dos processos da unidade franqueadora. Assim, considera-se importante ressaltar alguns itens de extrema importância no Planejamento de Marketing:
Assim, é possível ocorrer 2 tipos de marketing dentro da franquia:
Na sequência apresentaremos a estruturação do Planejamento de Marketing para franquias:
No Sumário Executivo, você irá apresentar a franquia e chamar a atenção para a leitura do Planejamento. Assim, no texto deverá ter:
Seja objetivo, mas ao mesmo tempo, chame a atenção para a leitura.
Entenda quem são os seus clientes e qual o mercado que você está incluído. Além disso, procure relacionar como os seus clientes se comportam neste mercado. Faça uma pesquisa de mercado para direcionar as suas ações e avalie quem são os seus concorrentes.
Dessa forma, o seu Planejamento de Marketing ficará direcionado para seus clientes que estão apresentados nesta parte do plano.
Ao determinar o diferencial da franquia, você irá saber as razões pelas quais o seu cliente entra na sua empresa e não na concorrente.
Crie motivos para trazer o seu cliente até a sua franquia e trabalhe em ações para colocar em prática estes motivos.
Normalmente são utilizados os canais disponíveis no marketing digital para aumentar a visibilidade da marca. Assim, determine quais são os canais que você utilizará para atingir o seu objetivo.
Para isso, é preciso que você tenha claro quem são os seus clientes e como você irá chegar até eles.
Identifique os seus principais concorrentes e avalie no que a sua franquia se diferencia da sua concorrência. Acompanhe os concorrentes de perto, aprendendo com eles.
E, por que não, superar nas suas estratégias?
A cada momento que você está criando o Planejamento de Marketing, vão surgindo novas ideias, que podem ser transformadas em ações de marketing a serem efetivadas na franquia.
Não esqueça: depois de concluir o Planejamento de Marketing, apresente aos seus colaboradores até para ajudar a propor ações, e colocar em prática. Quando todos estão voltados para o mesmo foco, é mais provável que as suas ações gerem resultados positivos.
Para a criação de qualquer estratégia de marketing para franquia, é preciso ter claro quais as ações que você irá fazer para concluir a estratégia com sucesso.
Por isso:
Viu como é fácil fazer um Planejamento de Marketing para franquias?
Assim, é muito mais fácil pensar como fazer para que a sua franquia seja vista e lembrada na hora do consumo, do que em outro momento não tão oportuno, por exemplo.
Esperamos que as dicas de hoje tenham sido bem úteis e que possam lhe auxiliar a começar sua atuação na área de marketing! Certamente fará a diferença e você encontrar mais facilmente sua clientela ideal.
Aposte sem medo e boa sorte!