O planejamento de carreira pode lhe ajudar a descobrir novos horizontes no seu trabalho que, antes, você nem fazia ideia de que existiam. É a partir desse olhar mais apurado sobre o seu plano de carreira que torna-se possível estabelecer metas e estratégias que lhe direcionem a realização dos seus sonhos pessoais e profissionais.
Porém, como fazer isso na prática? O que considerar na hora de fazer um bom planejamento? A seguir, você encontra algumas respostas para essas questões.
Na hora de fazer um bom planejamento de carreira é preciso partir de alguns pontos importantes. São eles:
Assim, certamente você estabelecerá um caminho muito mais interessante e rico para a sua trajetória profissional. Abaixo você encontra esses 4 passos detalhados. Continue lendo.
Antes de qualquer coisa, analise o que você espera do seu futuro profissional. Mas, analise de verdade. Ou seja, não tenha pressa na hora de fazer essa autorreflexão. Lembre-se de que ela pode ser a mola propulsora para os seus resultados futuros.
Por isso, imagine como você quer estar daqui 5, 10 e 15 anos e anote em uma agenda. Se preferir, feche os olhos e imagine como estará o seu ambiente de trabalho, a sua rotina, o seu dia a dia. Assim você consegue pensar em quais cargos você deseja estar, e quais são os níveis que deseja alcançar na sua carreira.
Ao imaginar e apontar quais são os “locais” que você deseja estar nos próximos anos, analise quais qualificações e habilidades são requeridas nesses âmbitos profissionais. Exemplo: Você deseja ser o gerente da loja em que você trabalha? Então anote as atribuições como: comunicação interpessoal qualificada; espírito de liderança; conhecimentos em gestão de pessoas; etc.
Assim você saberá quais estudos poderão fazer parte da sua rotina a partir de agora: uma nova graduação, uma mentoria, leituras diárias, enfim.
A partir do momento em que você estabelece um planejamento de carreira, sabendo aonde você quer chegar e quais são as habilidades necessárias para chegar lá, é chegado o momento de agir. Para isso, você precisa estabelecer metas, passos e prazos que devem ser cumpridos no decorrer dos anos. Assim você conseguirá “subir” um degrau, de tempos em tempos, até o seu objetivo final para daqui 5, 10 e 15 anos.
Depois de seguir os três passos anteriores, lembre-se de que o planejamento de carreira é algo dinâmico e vivo. Ou seja, você precisa manter ele atualizado, incluindo novas metas e retirando aquelas que não fazem mais sentido, com o passar do tempo.
Dessa forma, você cria estratégias mais consistentes e aumenta as suas chances de realização profissional. Por isso, jamais faça um planejamento fechado e engessado: permita-se buscar novos caminhos, sempre que desejar.