Economia

PIX: Saiba como ajustar os limites para transações

O PIX é o meio de transferência instantânea de dinheiro mais utilizado no país atualmente. De acordo com os dados do Banco Central, até o final do mês passado, um total de 131,8 milhões brasileiros estavam cadastrados no sistema, enquanto o número de chaves ativas ultrapassavam  478 milhões, uma vez  que os usuários podem obter mais de uma.

É importante salientar que não há limite mínimo de valores para a realização de transferências via PIX. Portanto, o usuário pode transferir  qualquer valor, como R$ 0,01 por exemplo. No entanto, embora não exista um valor máximo, a maioria das instituições financeiras estabelecem um limite, a fim de prevenir fraudes e lavagem de dinheiro.

De acordo com um levantamento de dados do C6 Bank/Ipec, cerca de 70% dos brasileiros que utilizam o PIX sabem que é possível ajustar os limites máximos de valores transacionados. Entretanto,  um total de 47% dos usuários ainda não conheciam a função de configurar os  valores para suas transferências.

“O ideal é que as pessoas ajustem os limites diário e noturno de transações com PIX para o menor valor possível, de acordo com seus gastos diários”, informou o head de cibersegurança do C6 Bank, José Luiz Santana.

Os usuários do PIX podem ajustar os limites para transferências por meio do aplicativo do banco utilizado. Segundo o Banco Central, as solicitações de redução dos valores possuem efeitos imediatos, enquanto para os pedidos de aumento é necessário um prazo de 24 horas para análise.

Como ajustar o limite de transferência via PIX?

  1. Acesse o aplicativo de seu banco;
  2. Clique na opção “PIX”;
  3. Em seguida, clique em “Meus Limites”. Nesse momento, o aplicativo vai mostrar seu limite diário atual.
  4. Para definir um novo valor, clique nas opções “Gerenciar meus limites”, “Personalizar Limites PIX” ou “Alterar meus limites”;
  5. Por fim, confirme a operação.

É válido salientar que, em casos de aumento do limite, algumas instituições, como o Banco do Brasil, solicitam uma confirmação específica do cliente, que deve ser feita no internet banking ou caixa eletrônico.