Nesta segunda-feira (12), o Nubank vem apresentando problemas ao enviar e receber dinheiro. A empresa informa que o Pix está fora do ar e aconselha que seus clientes use o TED. Além disso, clientes de outras instituições, como Itaú, C6 Bank e Santander não conseguiram realizar as transferências instantâneas.
Antes, ao tentar fazer uma transferência com valor baixo do Nubank para o Itaú, imediatamente, aparecia uma observação de erro informando que “isso está demorando mais do que o planejado”, depois era alertado através de uma mensagem “esta transferência ainda não foi concluída, vamos te avisar se algo der errado”. Por fim, a transferência acabava acontecendo.
Porém, ao tentar realizar a transferência agora, o aplicativo traz o seguinte aviso: “Pix fora do ar; faça transferências por TED, de segunda a sexta, das 6h30 às 17h”.
O Nubank explicou, por meio de redes sociais, que “nós identificamos um comportamento inesperado e no momento não vai ser possível realizar ou receber Pix, mas já estamos trabalhando pra resolver”.
Em nota, a fintech diz:
“Verificamos, hoje de manhã, que parte da nossa base de clientes encontrou oscilações na realização de transferências Pix. Estamos focados em resolver essa questão da maneira mais rápida e eficiente possível. Para auxiliar nossos clientes, recomendamos que temporariamente as transferências sejam feitas via TED.”
O problema maior está nas transferências para outros bancos. Para o Itaú, por exemplo, aparece um aviso dizendo “algo deu errado, não foi possível carregar as informações”. Desta forma, o valor é descontado da conta, mas a transação desaparece depois de uns minutos por não ter sido efetuada.
Isso significa que, clientes do Nubank têm dificuldade em receber dinheiro via Pix de outros bancos e o mesmo vale para o Santander e C6 Bank, que acaba inviabilizando várias outras transações, como pagamento de fatura do cartão de crédito.
“Se o sistema do Pix do Nubank não voltar a funcionar até mais tarde e eu não conseguir pagar a fatura de cartão de crédito, espero que não taquem juros, porque a culpa não é minha”, avisa um cliente no aplicativo do Twitter.
“Fiz um Pix de Bradesco para Nubank e ainda não entrou”, diz uma cliente. A empresa recomenda fazer a movimentação pelo TED, em vez de Pix.