Conforme a agenda evolutiva do Pix, informada pelo BC (Banco Central do Brasil), ainda há muitas melhorias para serem implementadas no sistema. Sendo assim, confira alguns pontos destacados pelo BC. No entanto, é importante ressaltar que as datas e as ações podem ser modificadas pelo Banco Central, por isso, é importante acompanhar os canais oficiais.
O Pix Saque e o Pix Troco estão em andamento. Sendo assim, o BC informa que para dar ao consumidor a opção de obtenção de dinheiro em espécie diretamente do lojista e para facilitar a gestão de numerário dos estabelecimentos, foram criadas essas opções.
Conforme informa o BC, o iniciador como nova modalidade de participação no Pix, agrega ainda mais competição ao arranjo. Além disso, aumenta a possibilidade de instituições detentoras de conta transacional que sejam autorizadas pelo BC e certificadas no Open Banking, oferecerem o serviço de iniciação no Pix.
Esse mecanismo se refere à possibilidade de devolução ágil de recursos pela instituição recebedora, em casos de fundada suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes. A vigência está programada para 16/11/2021, informa o BC.
Conforme define o BC, para dar mais facilidade e mais conveniência na iniciação de um Pix e para atender casos de uso específicos, o Pix poderá ser feito por aproximação.
Essa opção possui o objetivo de viabilizar a realização de Pix mesmo estando offline, ampliando o acesso da sociedade ao Pix, define o Banco Central.
O objetivo do Pix garantido é possibilitar o parcelamento de compras. Além disso, o BC informa em seu site que irá disponibilizar o débito automático para facilitar pagamentos recorrentes por meio do Pix.
Todas essas melhorias citadas estão previstas para serem implementadas até o 2º trimestre de 2022, porém, as datas e ações podem ser modificadas pelo Banco Central do Brasil.
Portanto, essas medidas visam atender os objetivos do Pix, fazendo com que a ferramenta alcance seu potencial dentro do mercado financeiro. Já que, de acordo com BC, dentre os objetivos do Pix está a promoção de inclusão financeira, o que se torna possível, mediante as ferramentas apresentadas pelo Banco Central do Brasil.