Economia

PIX começa a operar nesta terça em fase de testes

Nesta terça-feira (03), o Banco Central inicia a primeira etapa das operações do Pix, novo sistema de pagamentos que valerá no Brasil. A primeira fase de testes ficará disponível apenas para clientes selecionados pelos bancos. Esses clientes terão acesso à todas as funcionalidades do novo sistema.

A fase restrita irá durar até o dia 15 de novembro. Até lá, os clientes selecionados pelos bancos poderão fazer operações de pagamento em horários determinados. Apenas a partir do dia 16 de novembro será possível utilizar o Pix integralmente, por todos os clientes que se cadastraram, 24 horas por dia e todos os dias da semana.

A fase restrita possui dois objetivos principais. O primeiro é verificar o funcionamento do novo sistema no ambiente de produção dos bancos e do Banco Central e o segundo é testar todos os casos de uso disponíveis deste sistema para que o sistema integral seja lançado.

O Banco Central orientou que as instituições financeiras selecionem usuários aptos a operar no novo sistema de pagamento refletindo o perfil de seus clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, com diferenças de faixa etária e localização geográfica. Apenas os selecionados poderão fazer os pagamentos durante a fase de testes, mas qualquer pessoa que fez o cadastro poderá receber o dinheiro. As informações são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).