Em setembro, o número de usuários do programa Pix Caminhoneiro pode ser reajustado para cima. De acordo com sinalizações do Ministério do Trabalho e Previdência, algo em torno de 600 mil motoristas de caminhão de todo o país poderão receber o benefício. Em agosto, estima-se que pouco mais de 190 mil tenham recebido.
A nova sinalização ainda está abaixo da projeção inicial do Governo Federal. Antes do início do programa, o Ministério vinha dizendo que poderia pagar o benefício para quase 900 mil caminhoneiros. O número caiu para 190 mil depois de análises do sistema da Dataprev realizadas no início deste mês.
Na última segunda-feira (29), o Governo Federal encerrou o prazo principal para a realização da autodeclaração do perfil. Os caminhoneiros que realizaram o procedimento no site do Emprega Brasil ou da Carteira Digital de Trabalho, terão mais uma chance de seleção, e poderão receber o auxílio de maneira retroativa no dia 6 de setembro.
Vale lembrar que a projeção de 600 mil usuários do programa pode subir durante o ano. O Governo Federal explica que o processo de autodeclaração seguirá aberto. Assim, mesmo os caminhoneiros que realizarem o procedimento depois do prazo, ainda terão a chance de entrar no projeto social nos próximos meses, o que faria o número total de usuários crescer.
Seja como for, as pessoas que deixaram para fazer a autodeclaração apenas depois deste prazo inicial, não poderão receber os valores retroativos referentes aos meses de julho e agosto deste ano. Eles poderão pegar o dinheiro apenas a partir do momento em que ele for selecionado para o projeto social.
Além do Pix Caminhoneiro, o Governo Federal também deve seguir com os pagamentos do seu Auxílio Brasil. Em setembro, todos os mais de 20 milhões de usuários devem receber o patamar mínimo de R$ 600 indicado na PEC dos Benefícios.
Em setembro, os pagamentos estão agendados para começar no próximo dia 19. As datas serão divididas por grupos com base no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão. Veja abaixo como fica a disposição:
19 de setembro: Usuários com NIS final 1
20 de setembro: Usuários com NIS final 2
21 de setembro: Usuários com NIS final 3
22 de setembro: Usuários com NIS final 4
23 de setembro: Usuários com NIS final 5
26 de setembro: Usuários com NIS final 6
27 de setembro: Usuários com NIS final 7
28 de setembro: Usuários com NIS final 8
29 de setembro: Usuários com NIS final 9
30 de setembro: Usuários com NIS final 0
Nesta terça-feira (30), o Governo Federal fez mais uma liberação do programa auxílio-taxista. Hoje é a vez dos cidadãos que tiveram os cadastros enviados por suas prefeituras na segunda janela de envio para o Ministério do Trabalho.
O cidadão pode movimentar o dinheiro do benefício através do sistema da conta poupança social digital do Caixa Tem. O app é gratuito e está disponível para download. Ao todo, quase 300 mil motoristas de táxi fazem parte do programa.
Parte dos usuários já pegou as primeiras duas parcelas do benefício no último dia 16 de agosto. Hoje, os novos beneficiários selecionados em um segundo momento, se juntam ao grupo e poderão pegar o valor de R$ 2 mil referente à soma dos meses de julho e agosto.