Mais de 300 mil motoristas de caminhão de todo o país já receberam o dinheiro do programa Pix Caminhoneiro. De acordo com as informações oficiais, o primeiro repasse aconteceu no dia 9 de agosto, e o segundo para um outro grupo no dia 6 de setembro. Os cidadãos não precisam sair de casa para conferir se estão entre os selecionados ou não.
Conforme informações do Ministério do Trabalho e da Previdência, que é a pasta responsável pelos repasses, qualquer indivíduo pode fazer a consulta através do site oficial da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Na página inicial, o cidadão pode escolher fazer a verificação através das informações do motorista, da localidade ou mesmo do veículo.
A mesma página da ANTT também pode ser usada pelo motorista para alterar os seus dados cadastrais. As mudanças em informações como endereço, vínculos e dados adicionais podem ser alteradas também nos pontos de atendimento credenciados.
Mais informações sobre o resultado da seleção pelo Governo Federal podem ser conferidas através da página eletrônica do Ministério do Trabalho. O link é o www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/beneficiocaminhoneiro. Qualquer cidadão pode tirar dúvidas sobre a sua situação.
Podem receber o Pix Caminhoneiro, as pessoas que cumprem os requisitos abaixo:
O Governo Federal indica que paga o Pix Caminhoneiro com o objetivo de ajudar os motoristas na tarefa de comprar combustível, em um cenário de alta nos preços. De todo modo, o usuário não precisa se preocupar com qualquer tipo de comprovação de uso da quantia. Cada um decide como deve usar o saldo do benefício.
Note também que os pagamentos do programa levam em consideração apenas o CPF do cidadão, e não o número de caminhões que são registrados por uma mesma pessoa. Assim, mesmo que o indivíduo tenha três veículos, por exemplo, ele vai receber R$ 1 mil por mês entre os meses de julho e dezembro deste ano de 2022.
De acordo com informações do Ministério do Trabalho, as pessoas que estão com a situação do cadastro da ANTT suspenso ou pendente também poderão receber o dinheiro. Entretanto, é necessário regularizar a situação para que o dado seja analisado.
O mesmo não se pode dizer da questão do CPF. Se este documento estiver suspenso, cancelado, nulo ou com o titular falecido no último mês de julho, o dinheiro não será depositado, e o benefício é cancelado pelo Governo Federal.
O programa Pix Caminhoneiro é de autoria do poder executivo, e foi aprovado pelo Congresso Nacional ainda no último mês de julho deste ano. Os parlamentares aprovaram o texto como parte integrante da PEC dos Benefícios.
Como o Governo não conseguiu fazer os pagamentos de julho em julho, então eles decidiram pagar os repasses de julho e agosto de uma só vez no dia 9 de agosto para os primeiros selecionados, e no dia 6 de setembro para os que entraram na segunda etapa.
O cidadão que ainda não realizou a autodeclaração, ainda pode realizar o processo até o próximo dia 12 de setembro. Quem for selecionado nesta fase, poderá receber os valores de julho, agosto e setembro de uma só vez no próximo dia 24.