Direitos do Trabalhador

PIS/Pasep: Quem trabalhou em 2021 vai receber o abono em 2022?

Ainda é muito comum trabalhadores se questionarem sobre o pagamento do abono salarial PIS/Pasep de 2021. Para responder a esse questionamento, é preciso se atentar as regras de recebimento do programa.

Neste ano, o Governo Federal liberou o saque do abono salarial PIS/Pasep para trabalhadores de empresas privadas e públicas. A liberação aconteceu no decorrer dos meses de fevereiro e março.

No ano de 2021, o pagamento do PIS foi adiado e acabou não ocorrendo. Muitos trabalhadores acreditaram que em 2022 o pagamento seria dobrado, mas a proposta acabou não evoluindo.

Desta forma, o pagamento deste ano foi referente ao ano de 2020. Consequentemente, em 2023, o benefício que será pago corresponderá ao ano de 2021. Até o momento, o calendário para quem trabalhou o ano passado ainda não foi informado.

Trabalhei em 2021, quando vou receber o PIS/Pasep?

O trabalhador que exerceu atividade de carteira assinada ou emprego no funcionalismo público no ano de 2021, terá acesso ao benefício somente em 2023.

Para os pagamentos do PIS/Pasep de 2021, deverão ser disponibilizados mais de R$20 bilhões, para cerca de 23 milhões de cidadãos. Esses deverão ser os números constantes no Orçamento para o próximo ano.

Neste ano, estão no orçamento as liberações do abono salarial de 2020 e a restituição do PIS/Pasep para quem trabalhou em 2019 e acabou não recebendo o benefício.

Quem receberá o PIS/Pasep de 2021?

Para receber o abono salarial PIS/PASEP, o trabalhador precisa:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração média mensal de até dois salários mínimos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada durante 30 dias consecutivos, ou não; e
  • Estar com as informações atualizadas pelos empregadores na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Como saber se tenho direito?

Para o PIS (trabalhador de empresa privada):

  • No Aplicativo Caixa Trabalhador;
  • No site da caixa;
  • Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

Para o Pasep (servidor público):

  • Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 729 0001 (demais cidades);
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos).