O PIS/Pasep é um benefício destinado a todos os trabalhadores que exercem atividade formal. O programa é liberado tanto para aqueles que trabalham em setor privado, quanto para os que exercem atividades em setor público.
Neste mês, cerca de 300 mil trabalhadores receberão os pagamentos do PIS/Pasep. No entanto, os repasses se referem aos abonos ano-base 2019 e 2020. Embora os depósitos já tenham sido concluídos, os beneficiários poderão resgatar os valores até o dia 29 de dezembro deste ano.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, um total de R$ 200 milhões ainda não foram sacados pelos beneficiários do programa.
Quem tem direito ao PIS 2022 trabalhadores que:
É possível realizar a consulta PIS:
Para quem recebe o PIS (trabalhador de empresa privada)
Para quem recebe o Pasep (servidor público)
O pagamento do PIS ocorre por meio da Caixa Econômica Federal, enquanto o recurso do Pasep é depositado pelo Banco do Brasil. O depósito do PIS 2022 foi feito automaticamente em uma conta poupança social digital aberta automaticamente pela CAIXA. A consulta pode ser feita através do aplicativo oficial do Caixa TEM.
O trabalhador pode realizar o saque PIS nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes CAIXA Aqui e em uma agência da CAIXA, apresentando o número do PIS e um documento oficial de identificação.
Para resgatar o abono salarial ano-base 2019, o trabalhador deve comparecer à uma unidade do Ministério do Trabalho e Previdência, levando consigo a carteira de identidade, ou outro documento com foto.
Além dessa opção, o beneficiário pode solicitar o resgate do PIS/Pasep. Basta enviar um e-mail para trabalho.uf@economia.gov.br. O solicitante deve substituir o “uf” pela sigla do seu estado.
A tabela PIS define o valor do PIS 2022 de acordo com os meses trabalhados, ou seja, os beneficiários receberam o valor de maneira proporcionalmente. A parcela máxima de R$ 1.212 somente foi liberada para quem trabalhou durante todos os meses de 2020.