Quem trabalhou com carteira assinada em 2021 se questiona até hoje de quando receberá o abono salarial referente ao ano-base. Devido a uma pausa nos pagamentos recomendada pela Controladoria-Geral da União, os repasses do benefício ficaram atrasados.
Este ano, o Governo Federal liberou o abono salarial correspondente a 2020. Por via de regra, o benefício deveria ser pago no ano passado, o que consequentemente deixou o pagamento do abono de 2021 para um outro momento, provavelmente em 2023.
Para receber o abono salarial ano-base 2021 o trabalhador deverá se enquadrar nos seguintes requisitos:
Lembrando que o PIS é repassado aos empregados da iniciativa privada através da Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é pago aos servidores públicos por meio do Banco do Brasil.
Antes de mais nada, é importante frisar que, no mínimo, três fatores inviabilizam a concessão do abono salarial ano-base 2021 este ano. Veja quais são eles:
Desta forma, quem trabalhou com carteira assinada no ano passado, receberá o abono salarial apenas em 2023. A expectativa é que o montante para realizar os pagamentos seja de R$ 20 bilhões, destinado para cerca de 23 milhões de pessoas.
Todavia, até o momento não há informações acerca das regras estabelecidas para o recebimento. No entanto, é muito provável que permaneçam as mesmas. Além disso, ainda não foi definido um calendário de pagamentos para os novos repasses.
Caso os meios de consultas não sejam alterados até o ano que vem, o trabalhador conseguirá obter informações das seguintes formas:
Além desses meios, os trabalhadores podem consultar as informações nos canais de atendimento do banco em que recebe o benefício:
Para o PIS (trabalhador de empresa privada)
Para o Pasep (servidor público)