Após os depósitos do abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020, muitos trabalhadores vieram nos questionar se haverá um próximo pagamento dos programas ainda este ano. Até o momento, muitos acreditam na liberação dupla do PIS/Pasep.
Antes de mais nada, é preciso analisar algumas situações. Este ano, o Governo Federal já liberou o saque do abono salarial para trabalhadores de empresas privadas e públicas que atuaram com carteira assinada no ano de 2020. A liberação ocorreu entre os meses de fevereiro e março.
O benefício foi pago de maneira atrasada, porque no ano de 2021, o pagamento do abono foi adiado devido a uma transferência de recursos. Considerando que no Orçamento Anual da União consta apenas os valores referentes a um único ano-base, não haverá um novo pagamento em 2022.
Logo, somente no ano de 2023 ocorrerá o pagamento referente ao ano de 2021. Contudo, até o momento, o novo calendário ainda não foi liberado. Para os novos pagamentos do PIS/Pasep deverão ser disponibilizados mais de R$ 20 bilhões para cerca de 23 milhões de cidadãos.
Para receber o abono salarial ano-base 2021 o trabalhador deverá se enquadrar nos seguintes requisitos:
Caso os meios de consultas não sejam alterados até o ano que vem, o trabalhador conseguirá obter informações das seguintes formas:
Para o PIS (trabalhador de empresa privada)
Para o Pasep (servidor público)
O trabalhador ainda poderá recorrer ao aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para download por aparelhos Android e iOS. A central telefônica Alô Trabalho, no número 158, também estará disponível.