Atenção, brasileiros! Milhares de trabalhadores esqueceram de sacar o abono salarial PIS/PASEP, ano-base de 2019 e 2020. A princípio, por conta da não realização do saque, o Governo Federal liberou um novo período resgates dos valores. A estimativa é que mais de 880 mil trabalhadores em todo o país estejam nesta condição.
Em primeiro lugar, a liberação do abono salarial de 2019 ainda está disponível para 320 mil pessoas. A saber, esse é o quantitativo oficia, conforme dados do Ministério do Trabalho e da Previdência.
Por outro lado, no abono salarial de 2020, aproximadamente 561 mil trabalhadores ainda não retiraram os valores, de acordo com a pasta. O prazo para o resgate dos valores segue até 29 de dezembro.
Seja como for, é importante lembrar que o PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, e é pago por meio da Caixa Econômica Federal. Já o Pasep, é voltado aos servidores públicos, sendo pago pelo Banco do Brasil.
Primeiramente, é importante destacar que para receber o abono salarial PIS/PASEP de 2019, o trabalhador deverá atender aos seguintes requisitos:
Vídeo Notícias Concursos:
O trabalhador pode solicitar o PIS/Pasep que está em esquecimento em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Ademais, existem outras opções, como:
A consulta está disponível por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS). É possível saber qual valor que será pago, qual será a data de saques e qual será o banco que intermediará o recebimento do benefício.
Contudo, é importante ressaltar que essas informações também podem ser acessadas através da conta Gov.br.
Por fim, vale ressaltar que será necessária uma conta no Gov.br, caso não tenha, basta se cadastrar informando o nome completo, a data de nascimento, e-mail e o número do CPF. A consulta do PIS pelo CPF também pode ser feita por meio da Central de Atendimento, pelo número 158.
O abono salarial PIS/PASEP, ano-base de 2020, ainda está disponível para mais de meio milhão de trabalhadores. Os pagamentos começaram no dia 08 de fevereiro, e os trabalhadores podem fazer o saque até 29 de dezembro deste ano. O abono salarial é pago a mais de 24 milhões de trabalhadores e 98% deles já foram sacar o benefício.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, um total de 561.073 mil trabalhadores ainda não contavam com o dinheiro do programa, o que equivale a um total de R$523,2 milhões.
Do total de beneficiários:
Para quem não sabe, o PIS é pago para trabalhadores com carteira assinada da iniciativa privada e é pago pela Caixa Econômica Federal. O PASEP é para funcionários públicos e tem pagamentos via Banco do Brasil.
Veja abaixo como saber se você tem direito, como verificar o valor e como fazer o saque.
O trabalhador do setor privado pode consultar o benefício por meio do aplicativo Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Já o servidor público, pode verificar as informações pela Central de Atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).
Contudo, nos dois casos é possível realizar uma consulta pelo telefone 158 ou pela carteira de trabalho digital. Veja o passo a passo: