O PIS PASEP ano-base 2022 ainda é alvo de muitas dúvidas e especulações feitas pelos trabalhadores brasileiros, e não é para menos. Desde a pandemia, o calendário de pagamentos ficou “atrasado”, gerando grandes confusões na hora de saber quem tem direito de receber determinada parcela de pagamento.
Pensando nisso, preparamos este guia para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Acompanhe e saiba mais!
Basicamente, os critérios para receber o PIS PASEP ano-base 2022 é o mesmo que sempre foi usado em outros anos. Nesse sentido, não houve mudanças recentes nas regras, embora algumas pessoas possam acreditar.
Essa ideia errônea de que possa ter havido mudanças nas regras reside no fato de que em 2023 não foi feito o pagamento de 2022, mas, sim, de 2021, o que fez com que pessoas que trabalharam no ano passado, mas não em 2021, não recebesse o abono e ficassem confusas com a situação.
Porém, é válido sempre avaliarmos qual é o ano-base vigente nos pagamentos, pois assim poderemos ter mais assertividade para saber se iremos receber ou não.
Com relação às regras clássicas do PIS PASEP, listamos a seguir, para que você possa tirar as suas dúvidas, confira:
Se esses requisitos forem atendidos por você, significa que o pagamento do PIS PASEP ano-base acontecerá sim.
Como vimos anteriormente, os pagamentos do PIS PASEP sofreram alterações, quanto ao calendário, devido à pandemia que assolou todas as pessoas do mundo. Isso gerou uma corrente de problemas econômicos, sociais e de saúde profundos.
Por isso, acabou acontecendo o “atraso” de um ano no calendário, fazendo com que o ano-base não seja mais o imediatamente anterior ao ano do pagamento.
Sendo assim, os pagamentos do PIS PASEP ano-base 2022 estão previstos para serem pagos no começo do ano que vem. Entretanto, ainda não existe um cronograma claro de como esses pagamentos acontecerão.
De qualquer maneira, se você tem direito ao abono, fique de olho nas atualizações e notícias sobre os pagamentos, acompanhando sempre o Notícias Concursos!
O valor que será pago no PIS PASEP ano-base 2022 é o mesmo que o salário-mínimo vigente, para quem trabalhou 12 meses no ano em questão.
Porém, para quem trabalhou menos tempo, é necessário fazer o cálculo da seguinte forma:
Lembrando que essas quantidades de meses não precisam ser consecutivas. O que importa é o tempo total de trabalho remunerado via CLT.
Dessa maneira, você terá acesso a informações sobre o valor que poderá receber no próximo pagamento do PIS PASEP.