Atenção, brasileiros! Os trabalhadores que têm direito ao PIS (Programa de Integração Social) já podem sacar os valores referentes ao ano-base 2020.
A princípio, para quem não sabe, a Caixa Econômica Federal repassou os valores do abono salarial no início deste ano, de forma atrasada. Isso porque os pagamentos do programa foram suspensos pelo governo durante a pandemia da Covid-19, para auxiliar na economia do país.
Primeiramente, recebem os valores do PIS neste ano, os trabalhadores que exerceram atividades formais, no ano de 2020, em setor privado.
De acordo com o Ministério do Trabalho, cerca de 400 mil trabalhadores brasileiros ainda não resgataram os valores de suas contas.
Segundo informações oficiais, os depósitos foram iniciados em fevereiro e encerrados em março. No entanto, os beneficiários poderão sacar os valores até o dia 29 de dezembro.
Quem tem direito ao PIS 2022 são os trabalhadores que:
Primeiramente, tabela do PIS 2022 define o valor do PIS 2022 de acordo com os meses trabalhados.
Segundo informações oficiais do Governo Federal, a consulta PIS pode ser feita através dos aplicativos:
Vale destacar que o número do PIS, também chamado de NIT (Número de Inscrição do Trabalhador), é essencial para o beneficiário receber o PIS.
Para saber qual o número do PIS, basta consultar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
É possível realizar a consulta PIS:
Para quem recebe o PIS (trabalhador de empresa privada)
Para quem recebe o Pasep (servidor público)
O valor do benefício é variado de acordo com o tempo de atividade trabalhista exercida. Em 2023, a depender do piso salarial definido, o trabalhador poderá receber até R$ 1.302 (valor previsto para o salário mínimo do ano que vem).
Confira a tabela prevista do PIS 2023: