O Pinterest funciona como se fosse uma grande pasta de imagens que podem compartilhadas. Ainda é possível que essas imagens sejam classificadas de acordo com o conteúdo, podendo ser categorias como:
As imagens ganham descrição e um link com a fonte, assim acessá-las fica muito mais fácil.
O Pinterest é fácil de ser alimentado através de adição de pins nas pastas dos usuários.
Não é permitido criar conteúdo dentro do Pinterest, assim sendo, os conteúdos são migrados para essa plataforma através de qualquer fonte na internet.
O Pinterest aceita vários formatos, desde que o conteúdo seja associado ao que os usuários busquem. Por essa lógica é que essa plataforma é uma fonte de tráfego para o seu site, blog ou outras mídias sociais.
Ainda que sem a mesma popularidade do Instagram ou Facebook, o Pinterest é uma excelente ferramenta para o marketing digital.
Existe uma conta Pinterest voltada para negócios que oferecem muitas vantagens, dentre essas podemos destacar o Pinterest Analytics.
Essa ferramenta permite avaliar os dados de acesso e uso do seu conteúdo, trazendo métricas que são importantes para o direcionamento quanto ao marketing digital.
Por tudo isso, o Pinterest é uma vitrine virtual que mostra ao público seu produto. Todavia, cabem alguns pontos de atenção ao utilizar essa plataforma:
Por todos os pontos apontados, nota-se que o Pinterest pode ser um grande aliado do Marketing digital. Através das métricas e facilidade de compartilhamento é possível alcançar muitas pessoas na internet.
Como tudo que está na internet, é necessário estudar a ferramenta, a marca e o produto para que possa servir como ferramenta estratégica no marketing digital.