Dividimos a série “Pesquisa de mercado” em 4 partes. Nesta quarta e, portanto, última parte falaremos mais sobre o SIM (Sistema de Informações de Marketing).
O SIM é responsável por transformar dados em informações úteis e cabíveis para tomada de pois auxilia na integração dos departamentos. O SIM (Sistema de Informações de Marketing) é uma ferramenta estratégica que:
Registros internos – Dados oriundos das atividades diários:
Vendas, logística, produção, pesquisa e desenvolvimento.
Fontes externas (Inteligência de marketing) – Produzem e divulgam dados sobre eventos, artigos, fornecedores, distribuidores.
Análise de apoio – São os dados e as técnicas unificadas numa estratégia para o gestor possa se apoiar ao tomar uma decisão.
O SIM aumenta o fluxo de informações e facilita a integração e recuperação de dados de forma seletiva.
Essa ferramenta é contínua mesmo que a pesquisa de mercado seja pontual, pois gera dados para movimentações especificas.
O SIM é uma ferramenta de planejamento estratégico, como outras que existem em várias áreas de uma empresa. O objetivo de todas essas ferramentas é o mesmo, levantar as necessidades da área para que a tomada de decisão seja mais objetiva.
O SIM tem como base a pesquisa de mercado. A pesquisa alimenta a ferramenta, que alimenta a estratégia, num fluxo que reflete no futuro da empresa.
A partir do SIM poderá elaborar planejamentos que irão refletir diretamente nas vendas de seu negócio.
Realizar a pesquisa de mercado para o planejamento estratégico é um dos caminhos para seu sucesso!