Empreendedorismo

Pesquisa de mercado – SIM, seu sucesso depende da estratégia! – Parte 4

Dividimos a série “Pesquisa de mercado” em 4 partes. Nesta quarta e, portanto, última parte falaremos mais sobre o SIM (Sistema de Informações de Marketing).

A pesquisa se torna os dados para o planejamento

O SIM é responsável por transformar dados em informações úteis e cabíveis para tomada de pois auxilia na integração dos departamentos.  O SIM (Sistema de Informações de Marketing) é uma ferramenta estratégica que:

  • Integra os departamentos;
  • Aumenta a capacidade de retorno do mercado;
  • Organizar e dados;
  • Armazenar fonte própria de histórico da empresa.

Pesquisa de mercado : informações que compõem o SIM

Registros internos – Dados oriundos das atividades diários:

Vendas, logística, produção, pesquisa e desenvolvimento.

Fontes externas (Inteligência de marketing) – Produzem e divulgam dados sobre eventos, artigos, fornecedores, distribuidores.

Análise de apoio – São os dados e as técnicas unificadas numa estratégia para o gestor possa se apoiar ao tomar uma decisão.

Fluxo de informações

O SIM aumenta o fluxo de informações e facilita a integração e recuperação de dados de forma seletiva.

Essa ferramenta é contínua mesmo que a pesquisa de mercado seja pontual, pois gera dados para movimentações especificas.

O SIM é uma ferramenta de planejamento estratégico, como outras que existem em várias áreas de uma empresa. O objetivo de todas essas ferramentas é o mesmo, levantar as necessidades da área para que a tomada de decisão seja mais objetiva.

O SIM tem como base a pesquisa de mercado. A pesquisa alimenta a ferramenta, que alimenta a estratégia, num fluxo que reflete no futuro da empresa.

A partir do SIM poderá elaborar planejamentos que irão refletir diretamente nas vendas de seu negócio.

Realizar a pesquisa de mercado para o planejamento estratégico é um dos caminhos para seu sucesso!