Empreendedorismo

Pesquisa de mercado, é melhor ficar sabendo! – Parte 1

Dividimos a série “Pesquisa de mercado” em 4 partes. Nesta primeira parte falaremos o que é e para serve a pesquisa de mercado.

Não é só opinião, é informação

Você tem um comércio e está aguardando uma oportunidade de pico de vendas, mas mesmo com a oportunidade perfeita, os resultados não são os que você aguardava. Chegou a hora de realizar uma pesquisa de mercado.

Eu preciso fazer?

Dentro da situação colocada acima, vamos exemplificar da seguinte forma: você tem uma papelaria, e a sua oportunidade de vendas neste caso é o mês de volta às aulas. Mas a sua papelaria não atinge a sua expectativa de faturamento para esse momento, e você percebe que a concorrência é perfeita, ou seja, pratica valores iguais. Como você pode atingir um diferencial competitivo? A pesquisa de mercado pode te responder isso.

Pontos principais da pesquisa

Uma pesquisa de mercado é focada é uma situação específica da empresa, através de alguns pontos principais:

Identificação

Coleta

Análise

Uso desses dados de forma estratégica pelo Marketing.

A motivação da aplicação da pesquisa de mercado é multifatorial, por exemplo, pode ser baseada em objetivos, e esses objetivos pode ser a identificação do problema ou a solução.

Pesquisa de mercado aplicada para identificar situação problemática

  • O que analisa?

Potencial de mercado

Característica do mercado

Imagem

Tendência

Previsão

Pesquisa de mercado aplicada para resolver situações

  • O que analisa?

Produto

Promoções

Precificação

Distribuição

Segmento

Pesquisa de Marketing e as decisões

Uma pesquisa de marketing tem o objetivo de levar as informações necessárias para área de marketing elaborar um plano de ação. Informações variadas como preço e produto aplicados no mercado,  local de instalação das empresas do mesmo ramo, dentre outras tantas análises.

Falaremos mais sobre pequisa de mercado nas próximas partes dessa série.