De acordo com uma pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope, a maioria dos paulistanos desaprova o retorno das atividades presenciais de ensino.
Desse modo, a pesquisa apontou que 81% dos entrevistados é contra a volta às aulas na cidade de São Paulo. A porcentagem corresponde então a 8 em cada 10 internautas paulistanos. O número é parte da quarta etapa da pesquisa Viver em São Paulo: Especial Pandemia.
Nesse sentido, a maioria se mostrou reticente e teme retorno por conta da pandemia. Apenas 15% é a favor da retomada das aulas presenciais em creches e escolas da cidade.
Os argumentos daqueles que defendem a volta às aulas consideram que o retorno é necessário pela saúde mental das crianças. Outros mencionam o problema da desigualdade no ensino remoto e 17% acreditam que “se praticamente todos os setores já retornaram às atividades, as escolas também podem”.
Por outro lado, alguns dos motivos apontados na pesquisa por aqueles que são contra a volta às aulas foram o perigo de infecção para alunos e docentes e a dificuldade de manter o distanciamento entre crianças pequenas.
Assim, 28% mencionou o risco à saúde das crianças e professores, enquanto 23% se citou a dificuldade do distanciamento social no ensino infantil. Já 82% dos participantes da pesquisa acreditam que, se houver uma retomada agora, o número de caso de contaminação pelo novo coronavírus aumentará.
A pesquisa levantou ainda outras questões como a adequação do método do ensino à distância, por exemplo. Clique aqui para conferir mais detalhes da pesquisa no site do Ibope.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!