A persuasão sempre pertenceu ao mundo dos negócios, no entanto, é primordial dentro do empreendedorismo. Sendo assim, ser persuasivo é ser estratégico no que diz respeito à comunicação empresarial.
Usar de argumentação para convencer outra pessoa a adotar uma conduta, ou entender uma teoria sempre fez parte do mundo dos negócios, basicamente é o que emprega todas as técnicas de vendas.
Por isso, fazer uso de recursos emocionais e argumentação legítima sempre fez parte dos negócios. Até mesmo porque isso é base de uma negociação. Sendo assim, as partes envolvidas argumentam para que se obtenha um consenso.
Por isso a persuasão é uma qualidade, quando bem trabalhada e feita de forma honesta. Defender suas ideias com convicção não significa ser inflexível, por isso ser persuasivo não significa rigidez ou rigor excessivo.
Dentro do empreendedorismo a persuasão como capacidade, juntamente com uma rede de contatos pode ser de grande valia, ao passo que o empreendedor:
Envolve as pessoas em seus projetos;
Recebe colaboração para sua realização;
Atua de forma colaborativa junto aos funcionários e sua rede de contatos.
Mantém as boas relações e compartilha resultados positivos.
Sendo assim, o poder da persuasão existe, sendo esse poder uma forma de negociar justa e honesta, quando bem executada. Afinal, ninguém chega ao sucesso sozinho.
Manter uma rede de contatos e um bom relacionamento, ao passo que trabalhe suas abordagens de forma legítima é uma habilidade quando se fala em comunicação.