Começou nesta segunda-feira (11) o processo de pagamento referente ao Auxílio Estadual do Governo de Pernambuco. Segundo informações oficiais, o benefício tem foco nas pessoas que trabalham diretamente com o carnaval, mas que em decorrência do cancelamento da festa, não puderam ganhar nenhum tipo de renda neste ano.
A confirmação dos pagamentos ocorreu ainda na última segunda-feira (7) pelo próprio Governo do estado de Pernambuco. Os repasses serão depositados nas contas dos artistas que se inscreveram no programa através do edital. O período de inscrição aconteceu entre os dias 24 de fevereiro e 18 de março deste ano.
Ao todo, o Governo do estado de Pernambuco prevê os pagamentos para pouco mais de 600 artistas. Em comum, há o fato de que todos eles trabalharam diretamente no carnaval do estado nas edições de 2018, 2019 e 2020. Essa foi a primeira exigência para o recebimento do novo programa neste ano de 2022.
A lei que criou o Auxílio Emergencial do carnaval foi sancionada pelo Governo do estado de Pernambuco ainda no último dia 18 de fevereiro deste ano. Quem se interessou pelos recebimentos, pôde enviar as suas inscrições até o último dia 18 de março deste ano. Não há previsão de novas aberturas de vagas.
Os valores dos pagamentos do Auxílio Estadual variam de acordo com a situação de cada pessoa ou grupo carnavalesco. O Governo do estado afirma que o patamar mínimo de repasses é de R$ 3 mil e o máximo de R$ 30 mil. Tudo será pago nesta segunda-feira (11) em parcela única.
Por meio de nota, o Governo do Estado de Pernambuco informou que pouco mais de 17 mil pessoas estão aptas ao recebimento do benefício. O número é maior do que os pouco mais de 600 saldos que estão sendo liberados.
Isso acontece porque entre os pouco mais de 600 benefícios, há a previsão de pagamentos para grupos carnavalescos. E cada uma dessas agremiações, possui uma quantidade própria de integrantes. O Governo explica que cada um irá decidir como dividir a quantia entre os participantes.
O cidadão que não é de Pernambuco não pode receber o benefício estadual do programa local. De qualquer forma, o usuário pode entrar em contato com o seu Governo local ou mesmo a prefeitura da sua cidade para confirmar se existe algum projeto semelhante em andamento neste momento.
Do ponto de vista do Governo Federal, não há nenhum programa social que atenda especificamente o público que não conseguiu ter nenhum tipo de renda por causa do cancelamento do carnaval neste ano de 2022.
Segundo o Ministério da Cidadania, o Planalto segue neste momento com os pagamentos do seu Auxílio Brasil e do vale-gás nacional. Juntos, os dois programas atendem pouco mais de 18 milhões de brasileiros.