Luiz Argolo, presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos Federais, afirmou, em entrevista ao programa Estúdio I, da Globo News, que os peritos médicos podem retornar ao trabalho nesta quarta-feira (23). Ela afirmou que os profissionais farão nova perícia nas agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) nesta semana.
“Dá para fazer a vistoria na segunda e terça-feira e estando adequadas, na quarta-feira, o atendimento será restabelecido”, disse ele durante a entrevista à Globo News. “Estando todos os itens de segurança em conformidade, a perícia volta. Ninguém está fazendo movimento irresponsável ou político não”.
Segundo ele, a única preocupação dos médicos atualmente é garantir sua segurança e a segurança dos segurados, para evitar a contaminação da Covid-19.
As agências do INSS começaram a abrir semana passada. Entretanto, os peritos não retornaram ao trabalho. Outros serviços já estão sendo retomados gradualmente. De acordo com o INSS, cerca de 600 mil trabalhadores estão dependendo dos peritos médicos para retomar o trabalho ou receber algum benefício.
Na tentativa de fazer os peritos retornarem aos postos que não consideram seguros, o governo ameaçou demitir servidores que ocupam cargos de confiança na Subsecretaria Nacional de Perícia Médica Federal. Ainda semana passada, o governo começou a trocar a equipe dessa subsecretaria, com intenção de retomar a perícia em todas as 163 agências do INSS.
A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) não recomenda o retorno desses profissionais, alegando que as agências não possuem itens de proteção e equipamentos de segurança contra o novo coronavírus.