O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) voltou a exigir em 2022 a realização de perícia para dar direito ao auxílio-doença. A medida não era obrigatória nos últimos anos por conta da pandemia da Covid-19.
Leia também: Saiba o que esperar para economia em 2022
Por isso é importante que os segurados que precisem do benefício este ano se organizarem para agendar a perícia médica e conseguir dar auxílio-doença. O programa do governo federal auxilia pessoas que sofreram acidente durante o trabalho ou então aquelas que estão impossibilitadas de trabalhar por qualquer outro tipo de doença ou limitação.
O período de afastamento do trabalhador deve depender da avaliação do médico que realizará a perícia, em caso de discordância é possível entrar com processo e conseguir os valores retroativos.
Neste ano, a prova de vida também passa a ser obrigatória novamente – veja o calendário completo clicando aqui.
Você poderá agendar a sua perícia pelo aplicativo INSS, veja abaixo passo a passo:
Em caso de dúvida ainda é possível ligar na Central 135, o telefone também possibilita o agendamento e remarcação do procedimento. Se por algum motivo você não comparecer na data, você tem direito a remarcar apenas uma vez, por isso é importante ficar atento!
Confira abaixo uma lista de todos os documentos necessários de acordo com o site oficial do governo federal: