Notícias

Perdi meu RG e CPF, como emitir a segunda via de graça?

Perder documentos pessoais como o CPF e o RG pode causar dor de cabeça ao cidadão, tanto pelo fato de que criminosos podem usar os dados para aplicar algum golpe, quanto pela necessidade, na maioria dos casos, em emitir uma segunda via.

No entanto, quando o documento é roubado, o cidadão pode fazer um boletim de ocorrência para que obtenha a gratuidade na emissão de uma segunda via. Isso vale tanto para o CPF quanto para o RG. Veja como fazer um boletim de ocorrência a seguir.

Como fazer um Boletim de Ocorrência?

É possível fazer um boletim de ocorrência por roubo de documentos de forma 100% online. Basta:

  • Entrar no site da delegacia do seu estado; e
  • Selecionar o tipo de Ocorrência. Aqui, é necessário selecionar a ocorrência de Furto ou Perda de documentos. Todavia, é importante ressaltar que caso marque a opção de perda de documento é possível que não receba a gratuidade na segunda via, somente em alguns casos específicos a bonificação é liberada;
  • Na sequência, preencha os formulários e aguarde chegar uma mensagem no seu e-mail;
  • Quando a mensagem chegar, clique sobre o link e imprima o seu boletim de ocorrência.

Para finalizar, vá até uma a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou Poupatempo com os seus documentos pessoais e solicite a segunda via do RG ou CPF. Com a apresentação do boletim, a emissão será gratuita.

Primeira via do CPF e RG

A emissão da primeira via do CPF e do RG é totalmente gratuita, independente de faixa etária ou sexo. Caso você ainda não tenha se registrado, basta ir até a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou Poupatempo com a sua certidão de Nascimento para obter os demais documentos.

Perdi meus documentos, posso ter a 2ª via de graça?

Caso você tenha perdido os seus documentos, a segunda via só será emitida de forma gratuita nos seguintes casos:

  • Mediante declaração de pobreza, através do Número de Inscrição Social;
  • Ser um homem maior de 65 anos;
  • Ser uma mulher com mais de 60 anos;
  • Estar desempregado há, no mínimo, 3 meses.

Enquadrando-se em um desses requisitos, basta separar a sua Certidão de Casamento ou Nascimento e se dirigir até a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou até o Poupatempo para tirar a segunda via do documento.