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Perdeu o prazo para sacar o dinheiro esquecido? Veja o que fazer

Está em andamento o calendário de saques referente ao dinheiro esquecido nas contas inativas nos bancos. Com o cronograma próximo do fim, muitos brasileiros perderam o prazo de retirada dos valores nas instituições, sobretudo por conta da correria do dia a dia.

Caso você esteja nesta situação, ainda há esperança de resgate do dinheiro, uma vez que o Banco Central também estipulou datas para repescagem. Veja a seguir:

Perdi a repescagem. O que fazer?

Quem perdeu as duas oportunidades de sacar o dinheiro esquecido, poderá sacar pela terceira vez. Para isso, será necessário agendar na próxima segunda-feira, 28 de março, o valor a receber, independente de qual grupo o cidadão pertença.

As pessoas jurídicas ou cidadãos devem aguardar a próxima data para realizar a solicitação do dinheiro. Segundo o Banco Central, aqueles que perderam os prazos não serão prejudicados, possuindo direito de receber o dinheiro esquecido de qualquer maneira.

O valor do dinheiro esquecido que não for solicitada será guardada pelo banco responsável até a solicitação de resgate do beneficiário. Para agendar o saque, no dia 28 de março, o solicitante deverá acessar o site do valores a receber.

Como acessar o site?

Para acessar o site referente ao dinheiro esquecido, o usuário deverá acessar somente com o login Gov.br. Ademais, o interessado deverá possuir um login nível prata ou ouro para acessar o SVR. Caso o cidadão ainda não possua login Gov.br, ele poderá fazer seu cadastro gratuito pelo aplicativo Gov.br.

É importante destacar, ainda, o nível do login (ouro ou prata) poderá ser ajustado diretamente na plataforma, sem cobrança de valores.

Caso o usuário esteja no aplicativo, basta selecionar “Entrar com gov.br”, e se estiver no site, clicar na opção “Criar conta gov.br”. Em seguida, basta digitar o CPF e seguir as orientações para criação da conta.

A criação da conta nos valores a receber é imediata. O cidadão precisa apenas revelar alguns poucos dados e criar uma senha.

Como aumentar o nível da conta gov.br?

A conta gov.br possui três níveis de segurança e acesso, sendo eles o bronze, prata e ouro. O cidadão tem essa informação assim que termina de criar a conta. Todavia, na maioria das vezes a conta começa no nível bronze, que dá apenas acesso a serviços parciais do governo.

No caso do login nível “prata” ou “ouro”, é exige o acesso por meio do reconhecimento facial, permitindo contatar serviços bancários, ou seja, mais complexos como o resgate de valores esquecidos nas instituições financeiras.

Contudo, caso esteja interessado em aumentar o nível da conta, será preciso seguir algumas instruções ou entrar em “Privacidade/Selos de Confiabilidade”.

Como resgatar o dinheiro esquecido?

Para ter acesso aos valores esquecidos, é preciso seguir o passo a passo abaixo:

1) Verifique se tem valores a receber:

  1. Acesse o site;
  2. Informe o CPF e a data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa;
  3. Se houver valores a receber, o sistema informará uma data para que retorne ao site e solicite o dinheiro disponível, a partir de 7 de março.

2) Caso tenha dinheiro esquecido nos bancos, verifique seu cadastro Gov.br:

  1. Para ter acesso aos valores será exigido um cadastro Gov.br nível prata ou ouro;
  2. O cadastro gratuito é feito no site ou pelo aplicativo Gov.br;
  3. Informe seu CPF, selecione as opções de “Termo de Uso”, “Não sou robô” e clique em Continuar.

3) Confira o valor que pode sacar e a data para realizar a operação:

  1. Na data definida, volte ao site;
  2. Será necessário logar no SVR com sua conta gov.br nível prata ou ouro;
  3. Acesse o sistema, descubra o valor disponível e solicite a transferência, informando uma chave Pix;
  4. Caso solicite o resgate sem informar uma chave Pix, deverá entrar em contato com o banco para informar os dados da transferência via TED ou DOC;
  5. Se a data não for respeitada, será preciso voltar na data da repescagem definida pelo Banco Central.