O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é de extrema importância para os brasileiros. É sabido por todos que, quando o documento é perdido, é necessário realizar uma nova emissão e, para isso, o cidadão deve desembolsar um certo valor.
No entanto, apesar do transtorno ao perder o CPF, em casos de roubo, o cidadão pode emitir a segunda via sem pagar nada. É importante salientar que o mesmo vale para a emissão do RG. Para emitir o cadastro gratuitamente, o cidadão deve fazer um boletim de ocorrência por furto de documento, que pode ser feito rapidamente pela internet.
É possível fazer um boletim de ocorrência por roubo de documentos de forma 100% online. Basta:
Para finalizar o procedimento, compareça até uma a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou Poupatempo com os seus documentos pessoais e solicite a segunda via do RG ou CPF. Com a apresentação do boletim, a emissão será gratuita.
Caso você tenha perdido os seus documentos, a segunda via só será emitida gratuitamente nos seguintes casos:
Se você se enquadra em um desses requisitos, basta separar a sua Certidão de Casamento ou Nascimento e se dirigir até a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou até o Poupatempo para tirar a segunda via do documento.
A princípio, a emissão da primeira via do CPF e do RG é totalmente gratuita, independente de faixa etária ou sexo. Caso você ainda não tenha se registrado, basta ir até a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou Poupatempo com a sua certidão de Nascimento para obter os demais documentos.
O Governo Federal anunciou recentemente sobre a liberação da emissão do novo RG. As mudanças foram realizadas no documento com objetivo de proporcionar mais praticidade e segurança para os cidadãos. Algumas das maiores alterações se tratam da junção do número do CPF ao RG e liberação do RG digital.
Entretanto, apesar do RG digital já ter sido disponibilizado desde agosto deste ano, nem todos os estados do país já se adequaram ao novo recurso.
O novo documento já pode ser emitido e baixado no celular nos seguintes estados:
A princípio, para instalar o RG Digital, é necessário que a nova versão do documento físico seja emitida. Entretanto, como já mencionado, nem todos os estados já habilitaram a nova versão.
Para utilizar o RG Digital, o cidadão deve fazer o baixar o aplicativo do documento, que está disponível para os sistemas Android e iOS. Lembrando que, ao baixar o app, o cidadão deve inserir na busca a sigla do seu estado.
Confira por onde baixar o aplicativo: