A pele seca nas pernas pode aparecer quando o clima fica mais frio e seco, ou quando a desidratação faz parte da rotina.
De todo modo, dificilmente é um sinal de algo sério. Entretanto, é preciso tratar o problema e, se os sintomas persistirem, buscar auxílio de um médico dermatologista.
A pele seca nas pernas costuma não ter relação com alguma doença ou problema mais sério.
Normalmente, envolve-se com a falta de hidratação adequada, que pode diminuir a água retida nas células da pele, ou então, quando as células têm mais dificuldade de reter a hidratação.
Mas as causas não param por aqui. Abaixo destacamos com mais detalhes:
A desidratação pode provocar diversos efeitos em nossa saúde, de maneira geral. No que tange os cuidados com a pele, isso pode ser mais evidente.
Tanto a hidratação interna (de beber dois litros de água por dia), quanto a externa (de aplicar hidratantes sobre a pele) são importantes para manter a saúde do tecido sempre em dia.
Os banhos muito quentes também podem prejudicar a hidratação da pele como um todo. O ressecamento pode ser causado tanto pelas temperaturas muito altas, como também em banhos mornos, porém, demorados.
Alguns cosméticos contêm componentes que são nocivos para a nossa saúde. Muitos deles podem fazer com que a nossa pele acabe perdendo a hidratação e, com isso, descame, resseque e fique esbranquiçada.
Quando o inverno chega, a pele seca nas pernas pode aparecer devido à diminuição da umidade no ar. Quanto mais seco for o ar, mais ressecada a pele poderá ficar, por diminuir a retenção de água dentro das células.
Nestes casos, a hidratação da pele deve ser mais constante.
A exposição excessiva ao ar condicionado (e ao ventilador, em alguns casos) pode provocar um ressecamento no ar, fazendo com que a pele também sofra com a falta de umidade do ambiente e perca a sua hidratação.
Medicamentos diuréticos são muito utilizados em tratamentos de retenção de líquidos, porém, em excesso podem fazer com que o seu organismo elimine água demais. Como consequência, a pele poderá sofrer com estes impactos.
A pele seca nas pernas pode muitas vezes estar relacionada com mudanças hormonais muito expressivas, como acontece quando a mulher entra na menopausa, por exemplo.
Dermatites e alergias também podem ressecar a pele e causar coceira, vermelhidão e até mesmo fazer com que a pele fique com um aspecto de “craquelado”.
Com o passar do tempo, a nossa pele perde a jovialidade e a flexibilidade que possui quando jovem. Isso é natural do ser humano. Entretanto, quando não há os cuidados adequados com relação a estas mudanças, é possível que o tecido cutâneo fique mais ressecado.
Quando não houver relação da pele seca nas pernas com questões hormonais ou doenças é possível tratar com medidas super simples:
Em casos de doenças como psoríase, o dermatologista deverá ser consultado para uma prescrição adequada de cremes e medicamentos.