Pegada ecológica é o termo utilizado para se referir ao impacto negativo deixado no meio-ambiente através de atividades realizadas pelos homens.
Ou seja, atividades industriais, comerciais, assim como atividades relacionadas à agricultura, transporte, consumo, entre outros no meio ambiente.
Desse modo, quanto maior for a pegada ecológica, maiores serão os danos ao meio ambiente.
O tema poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
A pegada ecológica é calculada através do padrão GHA “hectares globais”. Através dele podemos medir, comparar e administrar os recursos naturais por meio da economia.
Para realizar o cálculo da pegada ecológica devem ser contabilizados diversos aspectos econômicos e ambientais, veja:
Biocapacidade
Vale destacar que o conceito de pegada ecológica também refere-se a quantidade de resíduos produzidos em relação ao limite da Terra em absorvê-los e transformá-los em recursos ao longo do tempo.
Esse relacionamento entre os recursos naturais e a produção de lixo em comparação com a velocidade de reposição do planeta é denominado como biodiversidade.
Dessa maneira, estamos falando de um conceito importantíssimo para compreendermos quanto o mundo consegue suportar as atividades do homem, sem perder seu espaço natural.
Algumas atitudes podem contribuir para diminuir a pegada ecológica do planeta, veja:
Por fim, vale destacar que toda e qualquer atitude e atividade benéfica para o planeta irá corroborar para diminuição da pegada ecológica.
Inclusive, é importante dizer que a pecuária por exemplo, trata-se de uma atividade econômica de alto grau de pegada ecológica.
E então, gostou de conhecer melhor sobre os tópicos principais de pegada ecológica?
Não deixe de ler também – Ecologia: Entenda a Logística Reversa