O pé rachado pode surgir por diversos motivos: falta de hidratação, excesso de peso e até hereditariedade entram na lista das causas. Porém, independente do porquê, em todos os casos o ressecamento causa dores e incômodos estéticos.
No entanto, alguns cuidados caseiros são capazes de diminuir esses desconfortos de uma forma simples e gradativa. Veja como:
Hidratar o pé rachado é simples, mas requer disciplina para promover bons efeitos. Isto é, não será no primeiro processo que o pé já ficará 100% hidratado. Porém, desde o primeiro “ritual” já é possível notar ótimos resultados. Entenda:
O primeiro passo para hidratar pé rachado é mergulhá-lo em uma bacia com água morna e hidratante. Para isso, você deverá encher uma bacia até a altura dos seus tornozelos e, em seguida, acrescentar de duas a três colheres do seu hidratante corporal.
Feito isso, misture bem para promover um preparo mais homogêneo. Mergulhe os pés neste preparo e deixe-os descansando por pelo menos 30 minutos.
A água irá “amolecer” a pele e permitir que haja uma melhor absorção dos ingredientes do hidratante.
Passado o tempo de absorção dos nutrientes, é hora de esfoliar ou lixar o seu pé. Lembre-se de fazer este procedimento com delicadeza, apenas com o intuito de remover as células mortas.
O pé precisa estar úmido neste processo, a fim de impedir maiores agressões à pele. Além disso, faça com pouca fricção, para não machucar, ok?
Veja também: Como tratar a caspa com remédios caseiros
Depois de limpar bem a sua pele, seque com leves batidinhas da toalha na pele. Aguarde 2 minutos com os pés para o alto, a fim de promover uma melhor circulação de ar que o faça secar. Em seguida, aplique uma colher de sopa de óleo de coco em cada um dos pés, massageando bem.
Envolva-os em papel filme, a fim de melhorar a absorção dos nutrientes. Deixe os pés descansando por mais 10 minutos.
Passado o tempo de absorção, lave-os com água morna e um pouco de sabonete neutro. Massageie o pé com cuidado, estimulando a circulação sanguínea, sendo esta responsável pela melhora na entrega de nutrientes.
Seque com cuidado, novamente apenas “batendo” ou “pressionando” a toalha na pele. Isso porque se você esfregar poderá prejudicar mais do que ajudar.
Procure secar bem entre os dedos e novamente deixe os pés ao ar livre para secar bem.
Por fim, para hidratar o seu pé rachado de modo eficiente, use o seu hidratante favorito e aplique-o cuidadosamente, massageando bem.
Depois, coloque suas meias e descanse. Faça esse processo à noite, para evitar ter que caminhar com os pés cheios de creme, ok?
Além de hidratar o pé rachado, existem alguns cuidados que evitam o desenvolvimento do problema. São eles: