Começaram nesta terça-feira (17/02) o período de cadastramento de currículo e pré-inscrição para o programa Pé-de-Meia Licenciaturas 2026, uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para incentivar a formação de professores.
O programa oferece até 12.000 bolsas para estudantes de cursos de licenciatura presenciais em todo o país, e visa atrair estudantes com bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a carreira docente, oferecendo suporte para que possam se dedicar integralmente aos estudos.
As inscrições seguem em fluxo contínuo até 19 de dezembro de 2026. Continue sua leitura e veja o valor da bolsa, quem pode participar e como se inscrever.
O apoio financeiro do Pé-de-Meia Licenciaturas é dividido em duas modalidades, pagas diretamente pela Capes aos estudantes selecionados:
Para se candidatar a uma das vagas, o estudante precisa atender a um conjunto de critérios estabelecidos no Edital nº 2/2026. Os principais requisitos são:
Para candidatos que ingressaram via Prouni ou Fies, há uma exigência adicional: a instituição de ensino superior deve ter Conceito Institucional (CI) mínimo de 4, e o curso de licenciatura precisa ter alcançado nota mínima de 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) ou Conceito de Curso (CC) na última avaliação.
O processo de candidatura é totalmente online e deve ser realizado exclusivamente pela Plataforma Freire. O candidato deve seguir os seguintes passos:
É importante destacar que a simples pré-inscrição não garante a bolsa. A seleção ocorrerá em fluxo contínuo até que as 12.000 vagas sejam preenchidas. Caso o número de candidatos aptos em um mês ultrapasse o de bolsas disponíveis, serão aplicados critérios de priorização:
O programa funcionará com análises e divulgações mensais. Fique atento:
Os pagamentos das bolsas serão efetuados até o quinto dia útil do mês seguinte ao cadastramento do bolsista pela sua instituição de ensino nos sistemas da CAPES.
Uma vez selecionado, o estudante deve cumprir algumas obrigações para manter o benefício, como manter a matrícula ativa no curso, ter um desempenho acadêmico satisfatório conforme as normas da sua instituição e da Portaria nº 220/2025, e comunicar qualquer alteração em sua situação acadêmica.
Ficou com alguma dúvida? Continue acessando o Notícias Concursos para mais informações.
Veja também sobre o Pé-de-Meia para os estudantes do ensino médio: