Empreendedorismo

Passo a passo para abrir uma franquia em 2023

A crise econômica brasileira faz com que os empreendedores busquem negócios para investir que sejam mais seguros. E nesta lista estão as franquias como excelentes opções para investimento. Por isso, que hoje nós abordaremos o passo a passo para abrir uma franquia em 2023

Passo a passo para abrir uma franquia em 2023

Apesar da franquia ser um ótimo investimento, iremos indicar na sequência, um passo a passo para que você abra um modelo de negócio de franquia com maior segurança. Aliás, já contando com uma marca consolidada no mercado.

Faça uma análise em si mesmo e verifique qual o modelo de negócio que mais se encaixa o seu perfil para abrir uma franquia em 2023

Comece a pensar nas atividades que você se identifica, para realizar em seu cotidiano. É preciso que você entenda, que aquilo em que pretende atuar, esteja presente em você.

Veja bem: de nada adianta você abrir uma franquia na área de prestação de serviços elétricos, se você não entende nada do assunto. Por outro lado, se em seu cotidiano, você tem conhecimento sobre vendas de roupas, por exemplo, é bem provável que a nova franquia siga neste ramo.

Para tanto, procure pensar na resposta para esta pergunta: O que você se vê realizando daqui a 5 ou 10 anos?

Então, essa resposta direcionará para a escolha certa de uma franquia

Procure no mercado, o segmento de franquia que está faltando

A sua escolha de atuação em um segmento de franquia passa também por uma análise de mercado. Neste momento é preciso identificar quais são as necessidades de mercado.

Assim, procure conversar com pessoas do ramo, identificar as empresas já existentes, a quantidade de concorrência, por exemplo. Contudo, principalmente procure identificar o que está faltando e que os clientes sentem necessidade de que tenha no local onde você escolher abrir uma franquia.

Determine qual é o montante que você disponibiliza para abrir uma franquia

A partir dessa determinação, e pela grande variedade de franquias existentes no mercado, é possível que você encontre várias que sejam adequadas a sua realidade financeira.

Por isso, não esqueça de considerar que a abertura de qualquer negócio seja franquia ou negócio próprio, exige que você tenha um valor específico, que chamamos de capital de giro. Então, ele servirá para manter as contas fixas, da unidade, até que comece a dar lucro por si mesmo.

É o momento de entrar em contato com as franquias escolhidas

Após as decisões acima elencadas, você já deve ter em mente algumas marcas que são de sua preferência pessoal. Assim, entre em contato com as franquias escolhidas. Ademais, observe seus principais diferenciais.

Muitas vezes, a franquia escolhida também fará uma análise do seu perfil, para aceitar ou não, como franqueado.

Tenha em mãos a COF da franqueadora, e avalie a saúde financeira, além de conhecer seus direitos e obrigações

Se o seu perfil for aprovado pela franqueadora, ela irá encaminhar a COF Circular de Oferta de Franquia). Aliás, este é o documento que informa as obrigações de cada parte envolvida. Além disso, também fornece dados sobre a situação financeira da empresa, a necessidade de investimento inicial do franqueado.

Por isso, esse documento é muito importante, principalmente para análise, bem como, para entender como a unidade franqueadora deverá atuar.

Faça a contratação de um advogado para ajudá-lo neste processo

Um advogado especialista em franquias, será muito útil para ajudar a analisar a COF, bem como, o contrato com a franqueadora. Essa atitude é muito significativa, pois somente um especialista na área pode ajudar a entender as entrelinhas do contrato.

Passe para a fase da assinatura do contrato para abrir uma franquia em 2023

Após todas as informações aprovadas, é possível você entrar em contato com a franqueadora para fazer assinatura dos contratos. Mas, somente faça isso, depois de ter tudo claro com as informações que você precisa para iniciar com o negócio.

Escolha um local em que a unidade franqueada irá funcionar

Normalmente neste processo, a franqueadora dará suporte completo, para que você escolha o local mais apropriado para abrir a sua unidade franqueada.

Realize os treinamentos oferecidos pela franqueadora

Existem franqueadoras que exigem sobre o treinamento. Ainda mais que ele seja realizado em sua unidade matriz. Muitas vezes, o que ocorre é que o franqueado participa do cotidiano da unidade matriz e assim, tenha conhecimento sobre o seu funcionamento.

Em outras situações, é bem provável que haja cursos de treinamento específicos para os franqueados e colaboradores.

Sendo assim, agora que você já está preparado para abrir a sua franquia siga os passos que indicamos e tenha sucesso.