Atenção, trabalhadores! Ao menos a primeira parcela do 13º salário tem o prazo de ser depositada até o próximo dia 30. Os valores podem variar de acordo com o salário e o tempo trabalhado neste ano. Apenas pessoas que recebem por meio da CLT tem o direito garantido.
O 13º salário está previsto no artigo 7º da Constituição e é uma das cláusulas pétreas, ou seja, não pode ser retirado da constituição, apenas aprimorado. Confira perguntas respostas abaixo:
Os valores do 13º salário variam de trabalhador para trabalhar e tem relação com o tempo que atuou na empresa naquele ano e o seu salário. Supondo que uma pessoa ganhe R$ 2 mil bruto, se trabalhou de janeiro a dezembro de 2021 receberá o valor equivalente.
Agora suponhamos que tenha trabalhado menos meses, o cálculo é o seguinte:
Para descobrir quanto você vai ganhar, basta apenas então substituir o seu salário e meses trabalhados na fórmula acima.
Se entrou na empresa em janeiro, por exemplo, você precisa ter trabalho ao menos 15
A primeira parcela não conta com qualquer desconto e equivale a 50% do valor que o trabalhador tem direito, já a segunda parte tem descontos do INSS e do IR retido na fonte. Não é permitido outros descontos referentes a benefícios concedidos.
O prazo de pagamento do 13º salário neste ano se encerro no dia dia 20 de dezembro, sendo que a primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro.
Caso a empresa atrase os pagamentos, poderá arcar com multa de cerca de R$ 200 por funcionário, como valores pagos ao governo e não para o trabalhador.
Caso tenha tido o contrato suspenso, o 13º salário será pago proporcionalmente aos meses trabalhados. Por exemplo, caso tenha trabalhado 10 meses e ficado 2 meses com o contrato suspenso neste ano, o valor recebido será dos 10 meses trabalhados.
O 13º salário dos aposentados já foi pago, sendo que a primeira parcela foi liberada de 25 de maio e 8 de junho e a segunda entre 24 de junho e 7 de julho. Tiveram direito aos valores extras aposentados, pensionistas e beneficiários que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.