As empresas globais, popularmente conhecidas como multinacionais ou transnacionais, são grandes companhias que se instalam em mais de um país ou possuem origem em um determinado local e migram para outros locais do mundo.
O surgimento das empresas globais aconteceu por conta da economia internacional, por conta do mercado financeiro e da Terceira Revolução Industrial, após a segunda metade do século XX.
As empresas globais poderão aparecer em questões do Enem e demais vestibulares. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto!
As empresas globais operam visando o aumento de seus mercados, através do aumento do número de suas filiais.
A saber, grande parte delas surgem em países desenvolvidos e adentram os países subdesenvolvidos ou emergentes, contudo, isso não é uma regra.
No entanto, vale destacar que cerca de 90% das empresas globais do mundo são japonesas ou norte-americanas.
As empresas multinacionais geram empregos e contribuem para o desenvolvimento econômico dos países em que elas se instalam.
Todavia, grande parte dos lucros dessas empresas acaba direcionada para suas sedes administrativas em seu país de origem.
As empresas globais tornaram-se responsáveis por guiar os rumos do capitalismo financeiro, tendo em vista que as multinacionais controlam a maior parte da produção e serviço em várias áreas da economia do planeta.
Esse monopólio obtém-se por conta da fusão ou compra de empresas menores. Além disso, a concorrência desleal com pequenos e médios empresários corroboram para o potencial produtivo das empresas globais.
Segundo alguns economistas, a ampliação do mercado e a presença em países subdesenvolvidos por parte das empresas globais desencadearam um fenômeno conhecido como “industrialização forçada” dessas nações.
Muitos países subdesenvolvidos não possuem uma forte industrialização, desse modo, as multinacionais constituem a maior parte das indústrias desses países.
Desse modo, a economia desses países tem como base a presença das empresas globais e por isso muitos governos aceitam as exigências das grandes empresas e países desenvolvidos.
As empresas globais instalam-se em países subdesenvolvidos visando a diminuição dos custos de mão de obra, entre outros custos trabalhistas.
Além disso, o acesso às matérias-primas acontece de maneira rápida, afinal esses países são responsáveis pelo cultivo e exploração de produtos primários.
Desse modo, as empresas globais conseguem acesso rápido, fácil e com custo muito menor ao material utilizado na produção de seus produtos.
Ademais, nações subdesenvolvidas possuem leis ambientais mais flexíveis, permitindo uma maior exploração de recursos.
Por fim, a redução dos custos produtivos, assim como os incentivos fiscais, tornam-se um potencial atrativo para as empresas globais instalarem-se em países subdesenvolvidos.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre empresas globais?
Não deixe de ler também – Fuso horário: Como surgiu a padronização e seu funcionamento.