A Pearson desenvolveu em parceria com a Harris Insights & Analytics uma pesquisa sobre a educação no cenário de crise da covid-19.
Desse modo, a pesquisa intitulada Global Learner Survey, apontou que, para muitos estudantes, os efeitos da pandemia no ensino serão duradouros.
A pesquisa ouviu sete mil pessoas em sete países. São eles Austrália, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, Índia e Reino Unido. O levantamento compreende diversas faixas etárias, pois ouviu pessoas com idade entre 16 e 70 anos.
De acordo com os resultados, 90% dos ouvidos acreditam que a aprendizagem online continuará fazendo parte dos sistemas de ensino. Além disso, a maioria acredita que as pessoas terão maior facilidade para lidar com as atividades on-line após a pandemia.
Juliano Costa, vice-presidente de Produtos Educacionais da Pearson para a América Latina, acredita que a covid-19 acelerou mudanças que já vinham ocorrendo no ensino. De acordo com ele, o desafio é preparar profissionais “de hoje e de amanhã” para o novo cenário.
Assim, entre as mudanças apontadas pela pesquisa figuram as habilidades socioemocionais e o letramento digital.
Há ainda a percepção de que o ensino está se tornando mais “self-service”. Ou seja, as pessoas acreditam que a pandemia deixará marcas quanto ao compromisso dos alunos com a sua própria formação. No Brasil, por exemplo, 90% acredita que que as pessoas precisarão assumir maior responsabilidade sobre o que aprendem.
Clique aqui para ver mais detalhes da pesquisa.
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