Milhões de trabalhadores nascidos em janeiro já podem sacar o abono salarial a partir desta segunda-feira (16). Mas afinal, como funciona o processo de retirada dos valores?
Tem início um novo calendário de pagamentos do PIS/Pasep, referente ao ano-base 2024, movimentando a rotina de quem aguarda o benefício. Com liberações organizadas mês a mês e uma distribuição bilionária destinada a milhões de brasileiros, é fundamental ficar atento às datas, aos critérios de elegibilidade e às modalidades de saque.
Continue lendo para descobrir como consultar, sacar e conferir se está entre os mais de 22 milhões de beneficiários estimados neste ano.
O abono salarial, regido pela Lei nº 7.998/90, garante ao trabalhador com carteira assinada ou servidor público o recebimento de até um salário mínimo pelo exercício de atividade empregatícia em cada ano-base.
Os pagamentos seguem cronograma estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), utilizando recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e operacionalização pela Caixa e Banco do Brasil.
No caso do PIS, o pagamento é para trabalhadores da iniciativa privada. Já o Pasep é destinado a servidores públicos.
O benefício do PIS/Pasep atende, em 2026, ao trabalhador ou servidor que cumprir todos os requisitos.
Para receber, é preciso:
O abono salarial segue cronograma de pagamento definido pelo mês de nascimento do trabalhador. Assim, os trabalhadores nascidos em janeiro são os primeiros a receber.
Para o calendário de 2026:
Os valores ficarão disponíveis até o dia 30 de dezembro de 2026.
O saque do PIS/Pasep possui diferentes modalidades, conforme o perfil do trabalhador:
Servidores públicos recebem via Banco do Brasil, com crédito em conta ou saque presencial, conforme identificação cadastral.
O valor máximo do abono salarial corresponde a até um salário mínimo vigente no ano do pagamento (R$ 1.621 em 2026). O cálculo leva em conta o número de meses trabalhados em 2024: quem trabalhou todos os meses recebe o valor integral, enquanto períodos menores garantem valor proporcional.
Trabalhadores podem consultar se têm direito, os valores e as datas, pelos aplicativos e canais oficiais:
As regras, valores e datas podem variar em caso de atualizações normativas.
O trabalhador que encontrar divergências, falta de informação do empregador ou dados incorretos pode solicitar análise por meio de recurso administrativo junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. O pedido poderá ser feito pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, Portal Gov.br ou presencialmente nos postos do MTE, conforme orientação oficial.
Em caso de processamento ou análise em andamento, acompanhe as atualizações pelos canais oficiais antes de se dirigir a uma agência.
Caso o pagamento não seja efetuado mesmo após checagem dos requisitos, é possível abrir recurso administrativo conforme mencionado. Também recomenda-se conferir junto ao empregador se os dados do ano-base 2024 foram enviados corretamente no eSocial.
Para quem busca informações atualizadas sobre o PIS/Pasep, datas de pagamentos e mudanças nos benefícios sociais, novas matérias são publicadas diariamente aqui. Quer continuar acompanhando? Leia mais notícias no Notícias Concursos e fique sempre bem informado sobre seus direitos.
Aproveite e assista ao vídeo abaixo para conferir tudo sobre o PIS/Pasep neste ano: