Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem receber um salário extra ainda este ano. Isso porque, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou na última semana a proposta que visa dobrar o 13º salário.
A medida pretende beneficiar os segurados que já recebem o abono extra, como o grupo de aposentados, pensionistas e beneficiários de diversos auxílios da Previdência Social, como por morte, doença, acidente ou reclusão.
Veja também: Cidadão poderá solicitar benefício do INSS diretamente no cartório
Além da aprovação, o texto recebeu parecer favorável da relatora e deputada Flávia Morais. Na ocasião, foi anexado ao Projeto de Lei 4367/20 do deputado Pompeo de Mattos, o texto o apensado PL 5641/20.
“A concessão em dobro do benefício poderá estimular a recuperação econômica, tão necessária para a redução do desemprego e da fome, que vêm se disseminando”, disse a deputada.
Conforme o substitutivo recém-aprovado, o pagamento do benefício extra aos segurados do INSS deverá acontecer até o ano de 2023, caso a medida seja aprovada como lei no Senado Federal e sancionada pelo presidente da república.
“A concessão excepcional dessas parcelas contribuirá para os recursos necessários às famílias nas despesas de final de ano”, destacou a relatora.
De acordo com o relator da proposta original, Pompeo de Mattos, a concessão de um novo abono será de importância significativa para os segurados da Previdência e suas famílias, inclusive, diante os impactos da pandemia decorrente da Covid-19.
“Valores do 13º salário recebidos por aposentados e pensionistas são elementos importantes na dinâmica econômica do país”, ressaltou Pompeo.
Vale ressaltar que a proposta está tramitando em caráter conclusivo, devendo ainda ser analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão acesso a mensalidade a partir da próxima semana. Os pagamentos são realizados em dois calendários, sendo um destinado aos aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo (R$ 1.100), e outro para os beneficiários que recebem uma quantia superior.
Os segurados que recebem um piso nacional receberão a mensalidade a partir da próxima segunda-feira (28), os demais, a partir do dia 1º de novembro. Vale ressaltar que ambos os casos os repasses ocorrem de maneira escalonada, conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Calendário de pagamentos para quem recebe até um salário mínimo:
Calendário de pagamentos para quem recebe mais que um salário mínimo: