Neste mês de novembro, os cidadãos brasileiros, especialmente os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), terão direito ao recebimento de dois salários mínimos.
Primeiramente, uma parte dos aposentados e pensionistas do INSS terão o pagamento de seus benefícios liberados. No entanto, é importante ressaltar que se trata do grupo de beneficiários que recebem até um salário mínimo.
Os segurados poderão consultar o pagamento de seus benefícios de forma rápida, por meio do Meu INSS, pelo site ou telefone do instituto.
A princípio, para identificar a data em que receberá o pagamento, é necessário identificar o dígito final do número de inscrição do benefício. Ao conferir a numeração, lembre-se de desconsiderar o algarismo verificador (aquele que se encontra após o traço).
Confira as datas de pagamento do INSS referentes ao mês de novembro.
Para quem recebe um salário mínimo:
Para quem recebe acima do salário mínimo:
Além do pagamento dos benefícios, o INSS também realizará mais uma rodada do 13º salário para os segurados. No entanto, é importante ressaltar que o benefício será depositado em parcela única e será destinado apenas para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS que iniciaram o recebimento de benefícios da Previdência Social a partir de maio de 2022.
No primeiro semestre de ano, o presidente Jair Bolsonaro optou pela antecipação do pagamento do 13º salário do INSS. Dessa forma, uma grande parte dos brasileiros já receberam o pagamento. Estima-se que cerca de 30,5 milhões de pessoas já receberam o 13º de maneira antecipada, em duas parcelas, entre abril e junho.
Atualmente, existem dois cronogramas de pagamento, sendo um para quem recebe até 1 salário mínimo, e outro para quem recebe maior que o piso nacional. Confira:
Calendário completo para quem recebe até 1 salário mínimo.
Calendário de aposentados e pensionistas que recebem acima de 1 salário mínimo.