A Páscoa está mais salgada do que nunca neste ano, com os ovos de Páscoa acumulando 18,61% a mais de inflação do que no ano passado, segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Vale destacar que o chocolate está em alta desde o ano passado devido aos altos custos de produção e à pressão dos fenômenos sazonais, com a maior demanda nesta época do ano elevando o valor dos ovos de Páscoa.
Assim, como em qualquer celebração de feriado, é fácil se deixar levar e gastar demais tentando planejar um dia “perfeito”. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a economizar durante as comemorações da Páscoa.
Se você planeja comprar presentes de Páscoa, é importante fazer um orçamento para as despesas. Significa que você planeja o dinheiro que cogita gastar na Páscoa sem gastar muito!
Não se sinta pressionado pela sociedade a gastar mais do que você pode pagar. É fácil exagerar na hora de comprar os ovos de Páscoa. Por essa razão, defina um orçamento para si mesmo e comprometa-se a cumpri-lo.
Comprar ovos de chocolate com bastante antecedência pode ajudar a planejar melhor as atividades da Páscoa, porém, esperar até o último minuto, até mesmo um dia antes do fim de semana da Páscoa, pode significar que as lojas podem oferecer preços reduzidos enquanto se preparam para acabar com o estoque.
Embora você possa optar por gastar dinheiro e comprar um ovo genérico, isso pode levar ao desperdício se o destinatário não gostar da experiência. Em vez disso, você pode optar por pesquisar receitas de ovos de páscoa com o sabor favorito da pessoa.
Além disso, ter a oportunidade de criar um ovo de Páscoa pode ser mais divertido, é sinônimo de carinho com a pessoa que vai recebê-lo. Assim, você economiza dinheiro e, ao mesmo tempo, deixa sua Páscoa mais pessoal.
Nunca é cedo demais para começar a planejar o próximo ano. Os dias seguintes da Páscoa são uma boa data para aproveitar os descontos em decoração e outros artigos que se pode guardar para uso futuro.
Compras de Páscoa e crianças formam uma combinação terrível. Todos nós já vimos um episódio assim: a criança gritando na loja porque quer desesperadamente o ovo de páscoa que é a única coisa entre eles e a felicidade eterna.
E os pais, com os rostos vermelhos e com raiva, estão tentando terminar suas compras enquanto a criança grita do outro lado da loja. Nestes casos, existem apenas duas opções: ceder a criança ou fazer uma viagem de compras infernal. Nenhum dos dois é ideal.
Desse modo, a melhor maneira é evitar completamente a situação. Basicamente, não levar as crianças às lojas. Sabemos que muitas vezes não é fácil organizar assim, mas certamente é a forma mais econômica.
Não deixe a mídia social forçá-lo a gastar demais em ovos de Páscoa para postar no Instagram ou em razão de apenas arranjos de presentes fofos. Se não é uma tradição, ou se você não quer que seja, a Páscoa não precisa ser um grande feriado para presentear.
Um presente simples, um bilhete, um doce ou um brinquedinho está ótimo. Talvez esta seja uma oportunidade de dizer às crianças que este feriado de Páscoa trata-se de estar junto em família e, se você for religioso, pode celebrá-lo em adoração.