Empreendedorismo

Os Pilares da Negociação Assertiva

Os três pilares para uma negociação assertiva

Negociar é uma habilidade muito requerida no empreendedorismo. Sendo fundamental para o mundo dos negócios.

Entretanto, essa habilidade quando trabalhada funciona de forma eficiente para os objetivos de uma empresa.

Segundo Herb Cohen descreve em seu livro “Você pode negociar qualquer coisa” (disponível em inglês), existem três pilares fundamentais para uma negociação assertiva. Sendo eles: Conhecimento, tempo e poder.

Conhecimento – A base da Negociação

Como tudo que tange aos negócios, o conhecimento é a base do sucesso. Por isso, dentro de uma negociação ele é primordial. Contudo, o conhecimento nessa questão diz sobre tudo o que envolve uma negociação.

Conheça o tema sobre o qual está tratando, bem como conheça a outra parte. Aprofunde-se nessa análise, uma vez que é o conhecimento que servirá de base para que argumente e sequencie a negociação.

Tempo

O tempo é relevante para as oportunidades, sendo um fator decisivo numa negociação. Por isso é essencial que adéque a movimentação dentro de um tempo correto.

Porém, o tempo é um fator intangível, ao passo que essa adequação deve ser feita partindo de alguns princípios, como observação. Por exemplo, observe a oferta e demanda do seu produto, bem como datas especificas.

Sendo assim, a tratativa pode ser facilitada por uma data especifica, bem como pela pouco tempo que a outra parte em para decidir.

A observação sobre datas, prazos e tempo faz muita diferença no posicionamento que terá durante o processo.

O Poder

Poder é um pilar importante, que complementa os anteriores. Esse poder diz respeito a sua influência na decisão do outro, mediante sua capacidade de argumentação. Sendo assim, o domínio sobre o assunto é primordial para esse pilar.

O poder de negociar deixa ambas as partes seguras.  Entretanto, esse poder não significa autoritarismo, de maneira que argumentação é primordial quando embasada no conhecimento genuíno.

O poder dentro de uma base argumentativa diz respeito a capacidade de levar o que está sendo negociado aos próximos objetivos.

Sendo assim, os pilares da negociação são baseados em saber sobre o que está falando e com quem está falando, de maneira analítica e, sobretudo, com empatia e flexibilidade.