Curiosidades

Os erros que fazem estas moedas de 1 real das Olimpíadas valem MUITO dinheiro

As moedas de 1 real das Olimpíadas certamente estão no topo das peças mais queridas por colecionadores de todo o país. Como estamos falando de exemplares que contaram com tiragens mais baixas, é natural que os seus valores tenham se tornado maiores com o passar dos anos.

E se estas moedas de 1 real das olimpíadas contarem com algum erro de cunhagem, estes valores podem ser ainda mais elevados. De acordo com numismatas, o Brasil conta com várias peças como estas ainda em circulação. Neste artigo específico, vamos falar sobre algumas delas:

  • Moeda de 1 real das Olimpíadas (Atletismo);
  • Moeda de 1 real das Olimpíadas  (Atletismo paralímpico);
  • Moeda de 1 real das Olimpíadas  (Bandeira);
  • Moeda de 1 real das Olimpíadas  (Basquete);
  • Moeda de 1 real das Olimpíadas  (Futebol);
  • Moeda de 1 real das Olimpíadas (Judô).

Todas estas moedas ainda possuem valor monetário, e podem ser encontradas a qualquer momento em um trocado no comércio, por exemplo. Todas elas fazem parte da chamada segunda família do Plano Real.

Características das moedas

Abaixo, você pode conferir as principais características das moedas de 1 real das olimpíadas, de acordo com as informações disponibilizadas pelo Banco Central (BC):

  • Material: inox+bronze;
  • Diâmetro: 27,0 mm;
  • Peso: 7,00 g;
  • Espessura: 1,95 mm;
  • Bordo: serrilhado interm.;
  • Eixo: reverso moeda (EH) ?;
  • Circulação: de 28/11/2014 a atual;
  • Desenho do Anverso: Imagem representando a modalidade, logomarca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e dístico BRASIL;
  • Desenho do Reverso: No anel dourado, grafismo indígena marajoara. No núcleo prateado, esfera sobreposta por uma faixa de júbilo, que, com a constelação do Cruzeiro do Sul, faz alusão ao Pavilhão Nacional, e os dísticos correspondentes ao valor facial e ao ano de cunhagem.

As Olimpíadas de 2016

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram realizados em agosto daquele ano na cidade do Rio de Janeiro. Aquela foi a primeira vez que uma edição olímpica foi realizada na América do Sul. Quase todas os países do mundo enviaram atletas aos jogos em questão.

Naquela ocasião, o evento foi realizado em um contexto de grande ebulição política no país, já que a então presidente Dilma Rousseff (PT) foi retirada do cargo de chefe do executivo apenas alguns dias antes dos Jogos. Quem abriu a Cerimônia de Abertura foi o seu vice-presidente, Michel Temer, que tinha acabado de assumir o poder.

Antes de toda esta polêmica, o Banco Central (BC) decidiu lançar as moedas comemorativas, que viraram uma espécie de febre entre os colecionadores. A cada ano que passa, os exemplares se tornam mais raros, e já podem ser vendidos por um alto valor quase dez anos depois da realização dos Jogos.

Os valores das moedas

Mas afinal de contas, quanto valem as moedas de 1 real citadas neste artigo? De acordo com os numismatas, os patamares variam de acordo com o erro que pode ser registrado na moeda em questão. Veja na imagem abaixo:

Valores projetados pelos catálogos numismáticos mais atualizados. Imagem: Reprodução

Como vender uma moeda

Encontrou esta ou qualquer outra moeda valiosa? O próximo passo é procurar saber qual é o valor exato daquela peça. Para tanto, o cidadão pode procurar uma loja especializada, que poderá ser virtual ou física. Uma outra opção é procurar uma casa de leilão numismático. Por todos estes caminhos, será possível confirmar o valor do níquel.

Uma das opções é a casa Brasil Moeda Leilões, que funciona de maneira virtual. Logo depois de encontrar a moeda, o cidadão vai poder cadastrar o item encontrado e enviar para uma avaliação. Na sequência, a Casa envia o valor. O cidadão poderá definir se vai colocar à venda ou não.

O cidadão também poderá verificar a lista completa com sites de outro compradores de moedas raras. Nesta lista, será possível inclusive conferir se há alguma loja física de comprador nas proximidades da sua residência.