Saúde e Bem Estar

Os benefícios do exercício físico para o cérebro

Veja todos os benefícios que a prática de exercícios pode promover para o nosso cérebro.

Entenda quais são os benefícios do exercício físico para o cérebro e comece a criar uma rotina mais equilibrada e ativa para melhorar a sua saúde deste órgão tão importante.

Afinal, estudos apontam que o desenvolvimento do nosso córtex pré-frontal está intimamente relacionado com as práticas de exercícios que nossa espécie praticava desde os primórdios.

Sendo que esta região cerebral impacta em nosso raciocínio e pensamentos, as atividades físicas se mostraram essenciais para a nossa sobrevivência.

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe nosso texto de hoje.

Quais são os benefícios do exercício físico para o cérebro?

Os benefícios do exercício físico para o cérebro estão relacionados com o equilíbrio do nosso humor, a ativação do nosso raciocínio e nossa capacidade de resolução de problemas. Veja mais:

1- Ativa áreas específicas do cérebro

Os benefícios do exercício físico para o cérebro se relacionam com a ativação de áreas responsáveis pelo desenvolvimento de nossa memória e melhora em nossa aprendizagem e raciocínio.

Por conta disso, se você quer aprender mais e ter um melhor desempenho nos estudos ou trabalho, os exercícios físicos são importantes na sua rotina.

2- Melhora o metabolismo cerebral

A prática de exercícios físicos é capaz de melhorar o nosso metabolismo cerebral, sendo que este é o órgão que mais consome glicose em todo o nosso corpo, pois necessita de energia para um bom desempenho e desenvolvimento.

3- Aumenta a liberação de neurotransmissores

A liberação de neurotransmissores é muito importante para o mantimento do equilíbrio e da saúde do nosso cérebro. Além disso, impacta diretamente em nossa disposição e em nosso bem-estar, ao longo do dia.

Dentre os neurotransmissores liberados, podemos citar a serotonina (responsável por controlar o nosso humor e impulsividade); noradrenalina (relacionado com nossa motivação); e dopamina (relacionada com sensações de prazer, dever cumprido e bem-estar).

De todo modo, todos estes neurotransmissores impactam nossa rotina, nosso trabalho, nossos estudos, etc.

4- Diminui a sensação de estresse e ansiedade

Não é novidade para ninguém que o exercício físico é capaz de desencadear sensações de prazer e bem-estar, justamente por conta da liberação dos neurotransmissores que citamos anteriormente.

Além disso, gastar energia, suar, ter um momento só seu de autocuidado e prática de exercícios é capaz de diminuir os índices de estresse e ansiedade, promovendo um dia-a-dia mais leve e satisfatório.

Sendo assim, este é mais um dos benefícios do exercício físico para o cérebro: Uma vida mais leve e uma melhora significativa na saúde mental.

5- Eleva a autoestima

A nossa autoestima está relacionada com a nossa autoimagem e a forma como nos percebemos. Quando praticamos exercícios físicos, a tendência é que tenhamos uma autoestima mais positiva, o que melhora a nossa percepção sobre quem somos e gera mais sensações de prazer e felicidade.

Em contrapartida, quando a autoestima está baixa, outras questões de saúde mental podem vir à tona, afetando não apenas a saúde do nosso cérebro, como também de todo o nosso organismo.

Por conta de todos os fatores citados, o exercício físico precisa acontecer pelo menos durante 30 minutos por dia. Experimente uma rotina mais saudável neste sentido e depois nos conte as mudanças em sua vida.!