Quando você opta por uma marca, reconhece nela os atributos importante para você, como confiança, qualidade, sabor ou durabilidade. Isso é o valor de uma marca.
Um dos objetivos de uma empresa é gerar valor à marca, através do Marketing Digital isso é possível.
No entanto, ser possível não significa que é fácil. Por isso as estratégias são tão importantes para gerar valor à uma marca.
Quando a Nestlé lança um produto existe a tendência natural de aceitação quando comparado a um lançamento de outra marca. Portanto, a Nestlé é uma marca que tem valor de mercado.
Quando uma marca tem valor agregado o cliente já confia nessa marca, e ela venderá seus lançamentos num fluxo natural, dada a sua autoridade e confiabilidade de mercado.
Por isso valor da marca é um dos objetivos e motivos para o marketing digital existir. Sendo o valor da marca um objetivo a ser conquistado, e um motivo para expansão e crescimento posteriormente.
No livro Administração de Marketing de Kotler e Feller, um produto é definido como: “qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para apreciação, aquisição, utilização ou consumo e que possa satisfazer uma necessidade ou um desejo”.
Assim sendo, esse produto pode ser um bem físico, serviço, ideia, enfim. Ao passo que o mesmo produto pode ter diferentes atributos, de acordo com o valor da marca.
É a marca que que vai fazer com que os consumidores diferenciem um produto do outro através do que ela representa.
Sendo assim, esse é um valor real de uma marca, o que ela representa para o consumidor. Pois quando uma marca tem valor de mercado, eventuais fraquezas perdem o foco.
Essa relação custo-benefício faz toda a diferença para o consumidor e para a lucratividade do negócio.